Para quem acha que as TJs não são supersticiosas : Crenças, Doutrinas e História
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Para quem acha que as TJs não são supersticiosas

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.

Para quem acha que as TJs não são supersticiosas

Nova mensagempor RX em 17 Nov 2008 09:10

Para quem acha que as TJs não são supersticiosas, ontem mesmo estava me lembrando da "frase proibida" entre as TJs, pelo menos aqui na região onde cresci: "eu juro".
Porque tem um texto na Bíblia que fala alguma coisa sobre juramentos, na região onde cresci quem por hábito tentava confirmar uma verdade que disse, dizendo, "eu juro", ou "é verdade, eu juro", ou coisa do tipo, era imediatamente repreendido. Essa expressão era uma das mais temidas entre as TJs da minha região. Sempre se apresentavam argumentos dos mais absurdos para justificar essa proibição, e se vinha dizendo que "o sim deve significar sim, e o não, não". Aff...
Até parace um filme de Harry Potter, onde todos têm medo de dizer o nome de Lord Voldemort, como se por causa disso ele fosse se materializar na frente de quem disse. É a mesma coisa. Uma vez minha mãe até me disse para "não jurar, porque quem jura está mentindo". Vejam só!
Chega ao ponto de ninguém poder cantar a música "Eu juro", de Leonardo. Para cantar, é preciso fazer uso do clássico método de dublar a música: "Eu curo,//Por mim mesmo, // Por Deus, por meus pais// Vou te amar", descaracterizando totalmente uma música inocente.
Para mim, essa proibição, esse medo absurdo de se usar uma expressão, só pode ser classificada como superstição. Então, se alguém diz que não existe superstição entre as TJs, é bom saber que certas superstições vêm de cima.

Alguém sabe de mais superstições das TJs, para criarmos uma lista?
RX
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 12:19

Re: Para quem acha que as TJs não são supersticiosas

Nova mensagempor André Felix em 17 Nov 2008 09:38

Outras atitudes que ficam no limite do preconceito e da surperstição:
>>>Aceitar presentes ou objetos de espíritas, mesmo que sejam parentes próximos.
>>>Viajar num mesmo ônibus coletivo onde esteja um "apóstata". Essa é local, aconteceu algumas vezes comigo. Vi pessoas decendo antes do ponto, não subindo ao ver meu rosto na janela ou ficando em pé para não sentar no único lugar vago, ao meu lado.
>>>Não falar "vixe", "nossa", ou mesmo "iiii", por serem formas reduzidas de "Nossa senhora Aparecida!"
>>>Cruzar de manhã com um desassociado é para alguns o equivalente (ou pior) a cruzar com um gato preto.
>>>No caso de qualquer barulho estranho, algo que pareça uma voz, alguma coisa do "outro mundo", clamar usando o nome "mágico" - Jeová!
>>>>Não orar determinados assuntos em voz alta para que os "inimigos invisíveis", Satanás e os demônios, não conheçam nossas fraquezas íntimas. Afinal, para as tejotas, eles não tem o poder de "ouvir" pensamentos.
>>>Aqui na localidade testemunhas de Jeová que já foram macumbeiras não gostam de serem fotografadas por qualquer um. Temem algum tipo de "trabalho" em cima das suas fotos ou mesmo de serem vistas juntas a futuros desassociados ou "apóstatas".
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
André Felix
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 01 Nov 2008 08:42

Nova mensagempor Edmar em 17 Nov 2008 09:52

Ontem eu estava vendo um reportagem do Fantástico com o "cantor" Zezé di Camargo. Ele disse que pediu para o Roberto Carlos orar por ele para que o mesmo não perdesse a voz. Depois procurou um excelente e caríssimo otorrino que o operou e, graças a Deus, sua voz foi curada (esta última parte ficou nas entrelinhas, mas é óbvia).

http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL864307-15605,00-ZEZE+DI+CAMARGO+CONTA+QUE+QUASE+ENCERROU+CARREIRA.html

O ponto que quero abordar é justamente o da maior superstição que há entre as TJ's: Deus não interfere no mundo de Satanás, permite o sofrimento de milhões de pessoas que não conhecem as "verdades" – PORÉM – abençoa toda e qualquer atividade de uma TJ. A respeito de qualquer êxito que tenha uma TJ falará: "Graças a Jeová!"
Se Deus quisesse que soubéssemos que ele existe, por que não nos mandou uma mensagem inequívoca? – Contato, de Carl Sagan
Edmar
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 12:56

Nova mensagempor Robh em 17 Nov 2008 10:49

Conheci vários irmãos que evitavam usar qualquer expressão que contivesse "Nossa Senhora". Era muito comum haver ruas na cidade e mesmo no território com os nomes "Rua Nossa Senhora de Fátima", "Avenida Nossa Senhora do Carmo", ... mas os panguás só falavam "Rua Senhora do Carmo, Rua Senhora de Fátima" pois se usassem a palavra NOSSA dava a entender que era um santo deles também.

Sem comentários.
"Libertas Quae Será Tamen” - Liberdade, ainda que tardia!
Robh
Forista
Forista

Data de registro: 17 Nov 2008 07:20

Nova mensagempor carminha em 17 Nov 2008 13:16

Robh escreveu:Conheci vários irmãos que evitavam usar qualquer expressão que contivesse "Nossa Senhora". Era muito comum haver ruas na cidade e mesmo no território com os nomes "Rua Nossa Senhora de Fátima", "Avenida Nossa Senhora do Carmo", ... mas os panguás só falavam "Rua Senhora do Carmo, Rua Senhora de Fátima" pois se usassem a palavra NOSSA dava a entender que era um santo deles também.

Sem comentários.

:1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1 :1
"Temos o direito de ser iguais, sempre que a diferença nos inferioriza, temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza." (Boaventura de Souza Santos)

http://twitter.com/#!/CarminhaGNR
carminha
Forista
Forista

Data de registro: 03 Nov 2008 07:37

Nova mensagempor Seqüelado Pela Torre em 17 Nov 2008 14:02

Quando tentam suprimir palavras, a coisa fica difícil.
Esse mirabolante invenção da 'língua pura é uma outra estratégia de marketing, previamente elaborada para as covardias da torre ficarem mais difíceis de serem entendidas pelas pessoas comuns. Parece Jargão de bandido.
Já viram?

"Já é..
Tô ligado!
O bagulho é sinistro..
Vapor.."

E por aí vai.
Não dá para entender, pois o mesmo grupo de palavras é usado para objetos e assuntos diferentes.
Seqüelado Pela Torre
Perfil Desativado
Perfil Desativado

Data de registro: 01 Nov 2008 02:31

Nova mensagempor André Felix em 17 Nov 2008 14:42

Edmar escreveu:Ontem eu estava vendo um reportagem do Fantástico com o "cantor" Zezé di Camargo. Ele disse que pediu para o Roberto Carlos orar por ele para que o mesmo não perdesse a voz. Depois procurou um excelente e caríssimo otorrino que o operou e, graças a Deus, sua voz foi curada (esta última parte ficou nas entrelinhas, mas é óbvia).
!

Entre uma 'zapeada' e outra eu tive a oportunidade de ver essa matéria no "Cansástico". Eu tembém pensei isso! O 'filho da mãe' tem dinheiro para contratar médicos caríssimos e depois ainda quer ganhar algum com macumbeiro metido a católico do Roberto Carlos ... lamentável, né não?
:8
Sigmund Freud
André Felix

Nova mensagempor André Felix em 17 Nov 2008 15:10

A supertição maior envolve os demônios ... eles acabam sendo mais poderosos do que Jeová.

Fulano deixou a 'organização' e deu em criticá-la?
- Obra dos demônios!

Sicrana, que era tão zelosa e "teocrática", cometeu fornicação com o namorado e foi desassociada?
- Os demônios aproveitaram a fraqueza oculta dela!
Aquele irmãozinho tão "firme" na "verdade" se rebelou contra os anciãos?
- Os demônios atiçaram o orgulho nele...
ainda bem que eu nunca fui nada aqui dentro ... não caí na tentação do orgulho !

:D
Editado pela última vez por André Felix em 17 Nov 2008 15:18, no total de 3 vez
Sigmund Freud
André Felix

Nova mensagempor Anita em 17 Nov 2008 15:14

O povinho ignorante, sem falar das palavras adorar, mamâe do céu(quando a gente se assusta), besta-fera como xingamento, etc
A vida é a arte do saber, quem quiser saber tem de viver.
Anita
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 17:28

Nova mensagempor leandro em 17 Nov 2008 15:35

EU JURO QUE É VERDADE, Porém,
Se fossem testemunhas num tribunal não diziam aquela frase:
" juro dizer a verdade e somente a verdade e nada mais do que a verdade"

mmhmhmhmh...
e agora?.... TJ'S.., bando de ignorante... :lol: :lol:

Apostolakis o Portuga :)
A felicidade é o Supremo Bem e o propósito da vida, o completo desígnio e finalidade da existência humana.

**Aristóteles**
leandro

Data de registro: 01 Nov 2008 07:01

Nova mensagempor Gustavo em 17 Nov 2008 16:12

André Felix escreveu:A supertição maior envolve os demônios ... eles acabam sendo mais poderosos do que Jeová.

Fulano deixou a 'organização' e deu em criticá-la?
- Obra dos demônios!

Sicrana, que era tão zelosa e "teocrática", cometeu fornicação com o namorado e foi desassociada?
- Os demônios aproveitaram a fraqueza oculta dela!
Aquele irmãozinho tão "firme" na "verdade" se rebelou contra os anciãos?
- Os demônios atiçaram o orgulho nele...
ainda bem que eu nunca fui nada aqui dentro ... não caí na tentação do orgulho !

:D

Pior que é verdade... E não é só isto...
Você está terminantemente proibido de entrar em qualquer local de culto da "Babilônia a Grande", como se você fosse automaticamente se converter à religião deles. Engraçado que uma testemunha de Jeová não fica automaticamente salva ao entrar no Salão do Reino, eles ainda tem que obedecer zilhões de regras para conseguir isto.
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
Gustavo
Forista
Forista

Data de registro: 05 Nov 2008 17:05

Nova mensagempor Inu-Yasha em 17 Nov 2008 20:18

Ah ah...cada coisa que a gente pensava, rs....Vixi, Nossa Senhora, Credo em Cruz, eu juro que nunca mais me abestalho com esse povinho.... :10
Imagem "Paz e amor entre os povos"
Inu-Yasha
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 15:21

Nova mensagempor Feliz em 12 Jan 2010 10:58

Na congregação que eu frequentava também eram proibídas as expresões:

"eu juro"
"eu adoro..."
"nossa"

Lembro que na formatura da faculdade, quando levantei pra fazer o juramento, meus sogros (TJ's ativos) quase tiveram um treco! Aff!
Feliz
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 08 Jan 2010 13:03

Nova mensagempor ELIANE MARIA em 13 Jan 2010 11:08

Nem me falem!!! :1

São cheios de supersticões. Eu lembo que tinha um caramujo do mar(uma concha)e um casco de tartarugade muitos anos que era de minha tia. e que por sinal eram muio lindos. Não é que joguei fora?? E sem falar que joguei um anel de ouro e rubi de minha querida falecida mãe. Coisa de louco não?? :1
ELIANE MARIA

Data de registro: 31 Dez 2009 10:49

Nova mensagempor Fátima em 13 Jan 2010 12:39

Eu sempre fui encucada com 'palavras proibidas'. Aqui a palavra sorte é quase um pecado, inventaram até uma substituta para não proferirmos a tal palavra, no lugar de sorte, aqui se usa "felicidade", por exemplo, "Teve um acidente, ele não morreu por *sorte*, felicidade".

Outra proibidíssima é adorar. Lembro-me que logo que saí da organização, estava com uma colega do trabalho e minha irmã (carnal), estávamos conversando sobre música, essa amiga disse: "adoro os Beatles" pronto, minha irmã repreendeu imediatamente: "adorar só a Deus!" eu, para amenizar a situação chatíssima, falei: "Essa opinião serve para vc, não para ela. Ela adora os Beatles e ninguém pode recriminá-la por isso, né?" Ela se tocou e pediu desculpas.

Ah, quando alguém lhe desejava "Feliz Natal" ou "Feliz ano novo" éramos treinados a responder: "Felicidades para você, sempre". Como se fôssemos animais adestrados, com respostas prontas para cada situação.

Isso de não orar em voz alta sobre certos assuntos minha mãe me ensinou desde pequenina também, pq segundo ela, o diabo não pode ler nossos pensamentos. E também de não poder sequer entrar em qualquer outra igreja é bem difundido aqui, pois, quando fui a Minas Gerais - ainda era TJ na época - não deixei de entrar em nenhuma e não me senti culpada porque encarei como uma aula de história e mesmo lá dentro, quase sempre agia conforme minha consciência.

Existem muitas outras já comentadas, como: nossa, vixe - só que aqui no nordeste é quase impossível, eu mesma nunca deixei de usar, já é regionalismo-, ave e tantos outros comportamentos.
‎"Haja ou não deuses, deles somos servos." (Fernando Pessoa)
Fátima
Forista
Forista

Data de registro: 29 Nov 2009 03:16

Próximo

Retornar para Crenças, Doutrinas e História