O que é crença? : Crenças, Doutrinas e História
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

O que é crença?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.

O que é crença?

Nova mensagempor Dr. Schultz em 11 Ago 2016 08:19

Pessoal, queria ouvir a opinião de vocês sobre um tema que estou lendo no momento:

O que é crença?

A ciência contém relativamente poucas pesquisas sobre o assunto, o que até parece estranho já que é um estado mental que afeta tanto a vida de indivíduos e toda a sociedade.

Sam Harris, em seu livro "A paisagem moral" propõe um estudo do estado mental chamado crença.

Imagine ouvir as seguintes asserções de um amigo:

1. o CDC [Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos] acaba de anunciar que telefones celulares causam mesmo câncer no cérebro;

2. meu irmão ganhou 100 mil dólares em Las Vegas no fim de semana;

3. seu carro está sendo guinchado.

Lidamos com essas representações do mundo o tempo todo. A aceitação de tais afirmações como verdade (ou provável verdade) é o mecanismo pelo qual a maioria de nós adquire conhecimento sobre o mundo. Embora não faça sentido buscar no cérebro estruturas que correspondam a sentenças específicas, podemos compreender os estados do cérebro que permitem aceitar tais sentenças como verdadeiras.

Quando alguém diz “seu carro está sendo guinchado”, é a sua aceitação dessa frase que o faz sair correndo.

A “crença”, portanto, pode ser pensada como um processo que ocorre no presente; é o ato de apreender, não a coisa apreendida.

Interessante não? Ele cita algumas definições de Crença:

O dicionário Oxford define vários sentidos para o termo “crença”:

1. ação, condição ou hábito mental de confiar em uma pessoa ou coisa; confiança, dependência, convicção, fé;

2. aceitação mental de uma proposição, afirmação ou de um fato como sendo verdade, seja por autoridade, seja por evidência; concordância com uma afirmação ou com a verdade de um fato que não pode ser observado, através do testemunho de outrem, ou de um fato ou verdade com base em evidências que se apresentem à consciência; a condição mental envolvida nessa aceitação;

3. a coisa na qual se acredita; a proposição ou o conjunto de proposições consideradas verdadeiras.

As duas primeiras definições são as que nos induzem a crer em ensinos religiosos.

1 - Se for uma criança sendo ensinada pelos pais ela, por ter o "hábito mental de confiar em uma pessoa" (no caso, o pais) passa a crer no que eles crêem.

2 - A partir disso, a definição dois faz muito mais sentido. Aceitação mental de uma proposição ou fato como sendo verdade quando vem de um pessoa que julgamos tem autoridade, através do testemunha de outra pessoa que confiamos. Por isso que faz muito sentido pra uma TJ acreditar nas informações, supostos fatos ou evidências do CG ou dos anciãos.

É fascinante saber que neurocientistas estão mais interessados em estudar esse estado mental e esclarecer o assunto, recomendo muito esse livro.

Um entendimento mais claro disso pode até nos ajudar a se livrar de estigmas relacionados ao que nós acreditamos e até no futuro, a humanidade saber lidar melhor com assuntos relacionados a sexualidade, religião e política.
Dr. Schultz
Moderador
Moderador

Data de registro: 05 Fev 2016 08:54
Localidade: Não quero responder

Re: O que é crença?

Nova mensagempor RafaelCioran em 11 Ago 2016 08:25

Faz todo o sentindo!!!

Por isso que "saímos" da Org., por que deixamos de ter crença nessa instituição (religião, empresa, entendam como quiserem).
Deixamos de acreditar que os ensinos tomados como sendo verdadeiros, não passam de um delírio.

A crença é algo bem diferente da fé.
How did it ever come to this?
I can't pretend that nothing's changed any longer
I've drowned the doubts and chewed the lies
RafaelCioran
Forista
Forista

Data de registro: 18 Set 2015 15:31
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor Dr. Schultz em 11 Ago 2016 08:40

RafaelCioran escreveu:Faz todo o sentindo!!!

Por isso que "saímos" da Org., por que deixamos de ter crença nessa instituição (religião, empresa, entendam como quiserem).
Deixamos de acreditar que os ensinos tomados como sendo verdadeiros, não passam de um delírio.

A crença é algo bem diferente da fé.

Quando pensamos na crença como um estado mental a ser estudado cientificamente fica mais fácil compreender nossas decisões até do dia a dia.

E a crença pode ser (e é) construída, por mais absurda que seja. Exemplo:

Se te disser que o Habib's não vende cocaína, provavelmente você não duvidaria na veracidade dessa frase, você acreditaria nisso. Isso porque é pouco provável que antes de ler essa frase você tenha pensado nessa possibilidade, ou seja, não havia uma estrutura pronta no seu cérebro que corresponda a essa crença. A partir do momento que leu a frase, você cogitou um mundo que equivale a essa crença e negou, isso é uma definição de crença:
a disposição de aceitar uma proposição como verdadeira (ou provavelmente verdadeira)

Agora e se você lesse no Estadão "Estudo revela que viciados em cocaína comem mais esfiha"? Acreditar nessa afirmação mudaria seu pensamento de muitas formas, inclusive no julgamento da proposição anterior. Como diz Sam Harris:

A maioria das nossas crenças chegou até nós exatamente dessa forma: como afirmações que aceitamos assumindo que a fonte delas seja confiável, ou porque o número de fontes é tão grande que elimina qualquer chance significativa de erro.
Com efeito, tudo o que conhecemos que está fora da nossa experiência pessoal resulta de encontros nossos com proposições linguísticas específicas — o Sol é uma estrela; Júlio César foi um imperador romano; comer brócolis faz bem — das quais não tivemos motivo (ou meios) para duvidar. São “crenças” nesse sentido, como atos de aceitação, que tenho buscado entender melhor em minha pesquisa neurocientífica.
Dr. Schultz
Moderador
Moderador

Nova mensagempor Perspicaz em 11 Ago 2016 08:47

O tema é interessante, inclusive proponho que a 'NEUROCIÊNCIA" possa ter um tópico especifico nesse fórum, assim, ajudaria a todos se reprogramarem nesse processo pós torriano.

d:4 d:4 d:4
Perspicaz
Forista
Forista

Data de registro: 17 Jul 2016 19:45

Nova mensagempor RafaelCioran em 11 Ago 2016 10:05

A maioria das nossas crenças chegou até nós exatamente dessa forma: como afirmações que aceitamos assumindo que a fonte delas seja confiável, ou porque o número de fontes é tão grande que elimina qualquer chance significativa de erro.

E a religião trabalha muito bem em cima desse conceito.
RafaelCioran
Forista
Forista

Nova mensagempor Dr. Schultz em 11 Ago 2016 10:58

RafaelCioran escreveu:

Sem dúvida. A meu ver a bíblia trabalha em cima disso também. Com a expressão "Toda a escritura é inspirada" podemos passar a aceitar tudo que nela está escrita, porque confiamos na fonte. Alguns dizem que tem outras provas de que muitas histórias bíblicas foram comprovadas mas isso não é o mesmo que dizer que tudo escrito ali é confiável ou inspirado. São coisas extremamente diferentes.

Na verdade nós não escolhemos no que acreditamos realmente. Somo produto do meio que vivemos, a cultura, o país. Quase ninguém no Brasil, nasce e ouve dos pais os ensinos do hinduísmo, ou taoísmo. O que se ensina é sobre ser cristão. Essa é a crença verdadeira. E em outros páises e culturas tem outras crenças que seguem o mesmo modus operandi. É um hábito da humanidade repassar as crenças comuns, mesmo que não comprovadas ou sendo claramente ilusões. Na verdade um vicío que precisa ser atacado para evoluirmos como humanos.
Dr. Schultz
Moderador
Moderador

Nova mensagempor Ermioni em 11 Ago 2016 11:47

d:7 d:7 d:7 d:7

Assunto ótemooooooo.
Mas vcs acima já falaram td.
Cremos no q é nos passado.
Nossas bases de crenças são formadas por aquilo que botamos fé por cultura e tradição. Mas vcs tm já falaram isso.
Só queria bater palmas msm, e dar meu apoio.
Aliais DR. sempre com ótimos assuntos.

Rafael, adorei a foto.
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
Ermioni
Forista
Forista

Data de registro: 27 Jun 2016 15:38

Nova mensagempor Dr. Schultz em 11 Ago 2016 13:04

Que legal que gostou Ermioni! Participa sempre, é bom ouvir a opinião de mais colegas.

Mas esse assunto tem muita coisa por se dizer, principalmente com respeito a pesquisas neurológicas sobre isso. Em breve coloco mais.
Dr. Schultz
Moderador
Moderador

Nova mensagempor RafaelCioran em 11 Ago 2016 13:15

Ermioni escreveu:d:7 d:7 d:7 d:7

Assunto ótemooooooo.
Mas vcs acima já falaram td.
Cremos no q é nos passado.
Nossas bases de crenças são formadas por aquilo que botamos fé por cultura e tradição. Mas vcs tm já falaram isso.
Só queria bater palmas msm, e dar meu apoio.
Aliais DR. sempre com ótimos assuntos.

Rafael, adorei a foto.

Eu iria falar de, cultura e tradição também... Realmente a crença é algo tão forte que regula a vida de pessoas, de nações inteiras.
Quem assisti Vikings sabe do que estou falando.
Valeu pelo "elogio" kkk
RafaelCioran
Forista
Forista

Nova mensagempor Ermioni em 11 Ago 2016 13:22

Gostei sim. são assuntos complexos.
Pois qd se fala em psicologia, neurociência, e crenças..... se exige muito estudo.
TMJ ( tamu junto ).
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
Ermioni
Forista
Forista

Data de registro: 27 Jun 2016 15:38

Nova mensagempor Dr. Schultz em 23 Ago 2016 14:18

Mais um trecho do livro que eu concordo para refletirem:

uma pessoa não pode defender as próprias posições factuais ou morais com base em sua simples preferência. Não é possível dizer que a fórmula da água é H2O ou que mentir é errado apenas porque se quer achar isso. Para defender tais proposições, é preciso invocar um princípio mais amplo. Acreditar que X é verdade ou que Y é correto também equivale a acreditar que outras pessoas compartilham a mesma crença sob circunstâncias similares.
A resposta à pergunta “No que eu devo acreditar, e por quê?” é geralmente científica. Acredite numa proposição porque é apoiada por teorias e evidências; acredite porque ela foi experimentalmente verificada; acredite porque uma geração inteira de pessoas inteligentes fez de tudo para falseá-la e não conseguiu; acredite porque é verdade (ou parece ser). Essa é uma norma de cognição, bem como o fulcro de toda missão científica. No que diz respeito à nossa compreensão do mundo, não existem fatos sem valores.- Sam Harris

Cara, isso é brilhante, no meu entender. Abrir a mente e compreender que as crenças fazem parte de nós, cientificamente falando, nos ajuda muito a respeitar as crenças inofensivas (pq as pessoas tem esse direito) e a repudiar as perigosas e prejudiciais para a evolução da humanidade.
Dr. Schultz
Moderador
Moderador

Nova mensagempor Urim&Tumim em 23 Ago 2016 17:58

Dr. Shultz, acho muito interessante a idéia do Sam Harris de que podemos sim ter base cientifica para definir o que é certo ou errado, a nossa paisagem moral conforme ele coloca em seus livros. A neurociência tem me interessado muito ultimamente tambem. Um livro recomendo fortemente caso você ainda não tenha lido é o "Rápido e Devagar : Duas formas de pensar" do Daniel Kahneman. Aliás estou tentando compilar em um tópico Considerações ao acordar alguém querido.http://extestemunhasdejeova.net/forum/viewtopic.php?f=15&t=20208
Ajudas mais embasadas sobre como lidar com essa situação a base dos estudos mais recentes de psicologia e neurociência. Se você puder contribuir seria muito bom.

Abc
Urim&Tumim
Forista
Forista

Data de registro: 26 Jan 2016 23:10

Nova mensagempor Galileu em 24 Ago 2016 21:04

Dr. Schultz escreveu:
RafaelCioran escreveu:

Sem dúvida. A meu ver a bíblia trabalha em cima disso também. Com a expressão "Toda a escritura é inspirada" podemos passar a aceitar tudo que nela está escrita, porque confiamos na fonte. Alguns dizem que tem outras provas de que muitas histórias bíblicas foram comprovadas mas isso não é o mesmo que dizer que tudo escrito ali é confiável ou inspirado. São coisas extremamente diferentes.

Na verdade nós não escolhemos no que acreditamos realmente. Somo produto do meio que vivemos, a cultura, o país. Quase ninguém no Brasil, nasce e ouve dos pais os ensinos do hinduísmo, ou taoísmo. O que se ensina é sobre ser cristão. Essa é a crença verdadeira. E em outros páises e culturas tem outras crenças que seguem o mesmo modus operandi. É um hábito da humanidade repassar as crenças comuns, mesmo que não comprovadas ou sendo claramente ilusões. Na verdade um vicío que precisa ser atacado para evoluirmos como humanos.

!

Graça que sempre surge na historia um ser humano iluminado que questiona e muda o rumo das coisas

Há muitos exemplos disso no passado e no presente!

Embora haja mesmo esta coisa quase automatica em nossa mente de aceitar como verdade algo que nos é sugerido por um fonte na qual desenvolvemos confiança, as vezes cega.

Acho que a mente pode se aperceber disso e ai vem os questionamentos , que fogem do padrão mental costumeiro

Acho que é isso
Não se coloca um remendo novo em uma roupa velha-Jesus Cristo
Galileu
Forista
Forista

Data de registro: 30 Mar 2016 11:47

Nova mensagempor Dr. Schultz em 09 Ago 2017 08:10

UP!

Talvez esse assunto seja interessante para os mais novos no fórum.
Sugiro que a gente se apegue a questão principal, não aos pensadores envolvidos. Digo isso pq sei que Sam Harris gera polêmica, kkk.

Então, vamos desenvolver o debate saudável com base nas ideias, não nas pessoas ok?
Dr. Schultz
Moderador
Moderador

Nova mensagempor BrunoBernardes em 09 Ago 2017 14:59

O estudo das crenças.

Clique para: Ver
phpBB [video]
Bar do Ateu Sejam Bem-Vindos. Bebida por conta da casa. :11

http://bardoateu.blogspot.com.br/