O que é crença? : Crenças, Doutrinas e História - Page 2
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

O que é crença?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.

Re: O que é crença?

Nova mensagempor Galileu em 09 Ago 2017 15:03

Bom relembrar este tópico.

As vezes a ideia de se pertencer a um grupo de mais de "8 milhões de pessoas" de diversas nacionalidades que tem culturas e hábitos diferentes e mesmo assim concordam com todos os dogmas estabelecidos (teoricamente) durante mais de 100 anos e supostamente tendo como base de autoridade um livro que acompanha a humanidade há mais de 3000 anos, na mente de muitos que pertence a este grupo cogitar discordar disso é algo impossível, algo que sua mente consciente não aceita e luta contra qualquer discordância.

Mas felizmente, existe o subconsciente e o poder que ele exerce sobre o ser humano ainda tem sido objeto de muito estudo.

Creio que a mente subconsciente com o passar do tempo apercebesse das incoerências envolvidas nestas ideias padronizadas por grupos religiosos sobre assuntos diversos da vida humana.

No caso dos que despertam do transe religioso a que se submeteram, creio que seja o subconsciente (muito mais logico), se sobrepondo a mente consciente adestrada, moldada e que se acha inteligente e no controle.

Tenho também esperança na abordagem da ciência sobre este tema tão complexo e fascinante que envolve a mente humana.
Não se coloca um remendo novo em uma roupa velha-Jesus Cristo
Galileu
Forista
Forista

Data de registro: 30 Mar 2016 11:47
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor Agnostico Reverente em 10 Ago 2017 13:30

Se for uma contribuição para o tópico...Michael Shemer, no livro Cérebro e Crença, tenta relacionar o desenvolvimento da crença, com a procura por PADRÕES que nossos antepassados primatas desenvolveram ao longo dos milênios. Por exemplo, ao ouvir um barulho diferente nos arbutos, isso poderia tanto representar a ação do vento sobre as folhas, como um predador. Fazer a relação errada dos padrões poderia significar morte. O livro é muito interessante. Inclusive o psicólogo (que agora é ateu) relata que na juventude abraçou a fé cristã (presbiteriano) e foi correndo dar as boas novas a um amigo de escola que sempre o incentivava a ler a bíblia. Mas percebeu que seu amigo ficou decepcionado com ele, porque a religião que ele havia escolhido era "falsa". Imagina o que o amigo dele era? Exato: Testemunha de Jeová, kkkkk
O livro é muito interessante. Se alguém se interessar pelo PDF, só pedir por mp com email
Agnostico Reverente
Forista
Forista

Data de registro: 19 Ago 2016 17:08
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor Dr. Schultz em 10 Ago 2017 15:58

Agnostico Reverente escreveu:Se for uma contribuição para o tópico...Michael Shemer, no livro Cérebro e Crença, tenta relacionar o desenvolvimento da crença, com a procura por PADRÕES que nossos antepassados primatas desenvolveram ao longo dos milênios. Por exemplo, ao ouvir um barulho diferente nos arbutos, isso poderia tanto representar a ação do vento sobre as folhas, como um predador. Fazer a relação errada dos padrões poderia significar morte. O livro é muito interessante. Inclusive o psicólogo (que agora é ateu) relata que na juventude abraçou a fé cristã (presbiteriano) e foi correndo dar as boas novas a um amigo de escola que sempre o incentivava a ler a bíblia. Mas percebeu que seu amigo ficou decepcionado com ele, porque a religião que ele havia escolhido era "falsa". Imagina o que o amigo dele era? Exato: Testemunha de Jeová, kkkkk
O livro é muito interessante. Se alguém se interessar pelo PDF, só pedir por mp com email

Fiquei curioso sobre esse livro, parece interessante. Vou ler e comento aqui, obrigado!
Dr. Schultz
Moderador
Moderador

Data de registro: 05 Fev 2016 08:54

Nova mensagempor BrunoBernardes em 10 Ago 2017 16:02

Valeu a dica Agnóstico, esse vai para o cantinho do Bruno. :D1
Resposta padrão para agradar a todos: "Talvez" sim "talvez" não.
O que esta oculto cria um certo interesse, o que é revelado apaga o brilho (não se iluda comigo).
Não me iludo, tudo permanecerá do jeito que tem sido (Gilberto Gil).
BrunoBernardes
Forista
Forista

Data de registro: 29 Jul 2016 17:21

Anterior

Retornar para Crenças, Doutrinas e História