Dúvidas sobre o Fórum Ex-TJ : Crenças, Doutrinas e História
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Dúvidas sobre o Fórum Ex-TJ

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.

Dúvidas sobre o Fórum Ex-TJ

Nova mensagempor Marcelo Navarro em 20 Fev 2016 15:57

Fórum tem sido minha rota de fuga, sendo assim gostaria de conhecer mais sobre sua história. Quem fundou e como é financiado? Qual o critério sobre moderadores e que trabalho prestam? Como se comunicam? A anonimato é permitido para adm e moderadores? O que está envolvido nos bastidores? Creio que os visitantes e os novos, assim como eu, apreciariam conhecer um pouco sobre esta estrutura maravilhosa que é o Fórum. Gostaria também se possível, da participação dos adm's e moderadores, sobre quais os desafios que sofreram até aqui, quais as alegrias e principalmente o olhar clínico de vc's sobre o que ainda precisaria ser evitado e como nós foristas poderíamos contribuir mais com o fórum. Já sofreram algum processo judicial? Que cuidados é preciso ter nas postagens? Já foram notificados judicialmente por betel?
Com a palavra o alto escalão do Fórum d:9 :diver3:
Editado pela última vez por Estudante da Bíblia em 11 Ago 2016 17:42, num total de 1 vezes
Razão: Adequando o título à maior abrangência de dúvidas mencionadas.
"A mente que se abre a uma nova idéia, jamais voltará ao seu tamanho original". - Albert Einstein.
Marcelo Navarro
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 28 Jul 2015 15:17
Localidade: Não quero responder

Re: Fórum ex tj, quem fundou e como é mantido financeiramente?

Nova mensagempor Detetive Virtual em 21 Fev 2016 00:39

Faço das minhas palavras as suas Marcelo.So sei dizer que este fórum existe desde 2008 se não estou enganado!Já li muita coisa por aqui,mas vou esperar alguém dar uma explicação melhor!
Detetive Virtual
Forista
Forista

Data de registro: 28 Set 2013 15:14

Nova mensagempor edgetower em 21 Fev 2016 02:04

tambem tenho as mesmas curiosidades sobre este forum.
Para o bom entendedor, um olhar basta.
edgetower
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 21 Jun 2015 17:42
Localidade: Amazonas

Nova mensagempor Lourisvaldo Santana em 21 Fev 2016 06:24

Detetive Virtual escreveu:Faço das minhas palavras as suas Marcelo.So sei dizer que este fórum existe desde 2008 se não estou enganado!Já li muita coisa por aqui,mas vou esperar alguém dar uma explicação melhor!

Estaria mentindo se dissesse que já li tudo por aqui, mas já fiz uma leitura de rabo a cabo do fórum e sei muito sobre ele, sobre sua fundação e como funciona. Mas deixo a palavra com quem realmente sabe dos fatos. :7
Testemunhas de Jeová
O que elas não lhe contam? (399 páginas)

Apresentação e opções de Download aqui:

http://www.pontosdefe.blogspot.com.br
Lourisvaldo Santana
Moderador
Moderador

Data de registro: 20 Fev 2015 16:59
Localidade: Piauí

Nova mensagempor RayFranz em 21 Fev 2016 08:42

Marcelo Navarro escreveu:Gostaria também se possível, da participação dos adm's e moderadores, sobre quais os desafios que sofreram até aqui, quais as alegrias e principalmente o olhar clínico de vc's sobre o que ainda precisaria ser evitado e como nós foristas poderíamos contribuir mais com o fórum. Já sofreram algum processo judicial? Que cuidados é preciso ter nas postagens? Já foram notificados judicialmente por betel?
Com a palavra o alto escalão do Fórum d:9 :diver3:

Kkkkkk me senti agora assistindo aquelas entrevistas em assembléia sobre quais os desafios e alegrias do serviço de pioneiro

Posso até imaginar algum ADM respondendo: "Bem ex irmãos,os desafios são grandes mas as alegrias foram inuuumeras..."
RayFranz
Forista
Forista

Data de registro: 26 Mar 2010 01:34
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor Fred em 21 Fev 2016 10:03

Me senti assistido Globo Repórter:

Fundadores do site Ex TJ:
- Quem são?
- Como vivem?
- O que comem?
- Como pagam suas contas?
- Como identificá-los na multidão?

Sexta, no Globo Repórter....

Imagem
Wilmaaaaaaaaaaa!
I Yabba-Dabba Do!
Fred

Data de registro: 18 Jan 2016 12:12

Nova mensagempor pascoalnaib em 21 Fev 2016 10:21

Fórum tem sido minha rota de fuga, sendo assim gostaria de conhecer mais sobre sua história.

Uma das minhas ideias (são tantas, mas o tempo não deixa rs) era fazer a história da dissidência brasileira na Net. Colocar o que já surgiu em ordem cronológica. Mas, já estou com algum material disponível. ;)

Creio que os visitantes e os novos, assim como eu, apreciariam conhecer um pouco sobre esta estrutura maravilhosa que é o Fórum.

Vou tentar explicar de forma concisa para não ficar tão cansativo, pois é muita coisa que já aconteceu por aqui.

Quem fundou e como é financiado? Qual o critério sobre moderadores e que trabalho prestam? Como se comunicam? A anonimato é permitido para adm e moderadores? O que está envolvido nos bastidores?

Gostaria de fazer um breve resumo de como foi minha trajetória ao sair da Torre, pois ela coincide com todos os movimentos que estavam "nascendo" sobre apostasia na NET. Fica mais fácil para eu contar as particularidades até o surgimento de nosso Fórum e não tem nada haver com destaque ok?

Pedi minha dissociação das Testemunhas de Jeová no ano 2000. Parte do meu desligamento teve a ver com pesquisas sobre a eximição militar (algo que fazíamos na hora do alistamento militar e que perderíamos todos os nossos direitos políticos) que deram direto para links de sites ditos apóstatas. Minha pesquisa foi se aprofundando e na época a Net ainda não era essa proliferação de acessos e de grupos para debates. Na realidade o que tinha era uma lista de discussão no Yahoo que era moderada por Cid de Farias (um dos tradutores do Crise de Consciência). Era uma lista restrita e cristã. Só entrava lá se alguém de dentro te indicasse. Temas tabus como ateísmo, homossexualidade etc não eram debatidos e nem permitidos. A grande totalidade dos inscritos não diziam seus verdadeiros nomes e o anonimato era preponderante. Era um gueto. Todos tinham receio de ver seus nomes associados aos apóstatas, ou seja, as pessoas tinham de certa forma "vergonha" de fazer apostasia. Depois de uma crise dentro da lista (algo normal dentro da história da apostasia) o Cid perdeu a paciência e deletou o grupo.

Aí entra o Orkut na história. Ao mesmo tempo que eu fazia parte da lista do Cid o Orkut estava bombando. Com certeza tinha mais de 50 grupos sobre temas relacionados a Ex-TJs e TJs. Os grupos do orkut eram muito movimentados a a apostasia era arredia, dispersa, inconsequente e sem papas na língua. Eu dizia que o Orkut era terra sem lei. Não existiam regras ou polidez...era uma explosão nua e crua de toda uma revolta contra a Torre e não poupava sentimentos de ninguém. Era tudo ou nada. Num desses grupos o TJ Livres fiz amizades com algumas pessoas que já atuavam na apostasia no Orkut. Foi feita uma amizade com algumas pessoas (algumas eu mantenho contato e estão aqui no Fórum e outras por brigas e desentendimentos não tenho mais contato).

Nessa época surgiu o filme Matrix na minha vida e aí virei um matrixer (fã incondicional). Conheci também pessoas no Orkut e um colega lá fez um Fórum sobre Matrix no Click Grátis. Sucesso para nós na época que podíamos criar tópicos com imagens, arquivos e uma comunicação mais direta. Percebi que aquilo ali era o que nós da apostasia precisávamos. Um local voltado para uma apostasia mais eficiente e concentrando as pessoas interessadas para desafiar a Torre de Vigia. Já tinha existido um Fórum antes, mas que não conseguiu se firmar e durou pouco e ao que aparece não atraiu as pessoas certas.

Então, lancei a ideia no Orkut de objetivarmos mais a apostasia e nos unirmos num projeto conjunto e sem divisões. Para vocês terem uma ideia os grupos nos Orkut eram guetos. Existia grupos de ex-TJs cristãos, ateus, de gays, de apostasia mais moderada, de apostasia estilo troll, de grupos que não aceitavam palavrãos, ou seja, todos tinham a Torre como inimiga, mas entre eles não havia colaboração ou mesmo diálogo. Qual era o desafio que eu propus? Juntar todo mundo num espaço e aí controlar egos e ideias diferentes e formar uma apostasia eficiente e unida contra a Torre. Conversei com a maioria dos donos de grupos do Orkut para ver se eles topavam a ideia e me permitiam divulgar nos seus grupos. Foi dado um ok sobre isso. Depois criei toda a estrutura do Fórum TJs Livres com suas seções, temas e sub-temas. Tenho ainda hoje os rascunhos em papel que fiz. Estava em contato por MSN com a galera do Orkut e ia repassando e eles aprovando. Fiz o Fórum TJs Livres numa madrugada. E o nome? Por que TJs Livres se a maioria era Ex-TJs? Bem na época achávamos que dizer que era ex-TJ afastaria TJs de nos visitar e o nome TJs Livres seria uma pegadinha para a pessoa entrar.

Nasceu o TJ Livres em 2007 e como foi movimentado. Foi hum ano de descobertas, de brigas, de tjs infiltradas fazendo trolagens e de mudanças de perspectivas para a apostasia. Foi lá que surgiu o termo dissidência. Foi lá que tivemos os primeiros moderadores gays. Que temas tabus foram conversados. Que o preconceito foi combatido e que o respeito deveria ser dado a todas as pessoas. Foi lá que acertamos e erramos muito para conseguirmos o que hoje em dia é o Fórum Ex-TJs. Por que decidimos sair de lá? Porque o Fórum TJs Livres cresceu muito e como era uma hospedagem gratuita vivia dando bugs e saindo do ar. Lancei outra ideia: que tal termos um domínio próprio com um Fórum? A ideia foi aprovada pela maioria, mas teve colegas que não concordaram, houve brigas, muitas brigas no início desse aqui. A transição foi tumultuada. Mas, depois de um tempo se estabilizou.

Nesse Fórum eu não mexi em nada da parte técnica. No Fórum TJs Livres eu criei tudo porque tinha aquela construtor automático da página. Era didático e qualquer um faria. Esse tinha uma plataforma PHPP (acho que é isso) e aí foi Thiago que fez tudo, mas não sei se o Sidhi já ajudava nessa época, pois hoje a parte técnica é toda de responsabilidade dele e aí vai mais uma vez nosso agradecimento. Todos os administradores e moderadores se garantem no que fazem e tem sua grande parcela de manter o foco do Fórum.

Qualquer coisa perguntem...posso ter esquecido algo.

Sobre anonimato e administração e moderação. Só um exemplo disso prático: não conheço, nunca vi e nunca falei com o Sidhi via MSN ou vídeo. Literalmente não sei quem é. Com o Polter também era assim. Como entraram na moderação? Um outro colega administrador ou moderador conhece ele e a partir desse voto de confiança a pessoa é escolhida. Ou seja, alguns se conhecem e outros não. Não precisa todos saberem a identidade real do outro. Eu nunca pedi e quem quiser se identificar nenhum problema.

Financeiramente somos nós da moderação e administração que pagamos a hospedagem. Temos também esses anúncios que clicando geram algum dinheiro e as vezes dá para pagar algo com isso. Ou seja, não existe retorno financeiro disso e nunca existiu e nem vai existir. É trabalho voluntário.
pascoalnaib
Administrador
Administrador

Data de registro: 31 Out 2008 15:34
Localidade: Ceará

Nova mensagempor pascoalnaib em 21 Fev 2016 10:28

Já sofreram algum processo judicial? Que cuidados é preciso ter nas postagens? Já foram notificados judicialmente por betel?

Interessante é que nunca tivemos problemas com Betel.
Aliás, acredito que um processo contra nosso Fórum só geraria mais propaganda para nós.
Existe a responsabilidade de sempre pontuarmos que somos contra os dogmas fundamentalistas da Torre de Vigia.
Não perseguimos nenhuma religião.
pascoalnaib
Administrador
Administrador

Nova mensagempor pascoalnaib em 21 Fev 2016 10:32

Nossa propaganda inicial em diversos grupos do Orkut para a criação do TJs Livres foi essa:

http://orkut.google.com/c7846528-teffae91ec1eea2ce.html
pascoalnaib
Administrador
Administrador

Nova mensagempor mayhra em 21 Fev 2016 10:37

Dá orgulho ver como a dissidência foi se organizando e aprendendo a viver fora da Torre, encontrando formas de dialogar e se compreender. Graças a pessoas como os administradores desse fórum hoje temos um ponto de encontro e, com certeza, se este for derrubado outros surgirão. Vida longa ao nosso fórum e que muito mais luz, sensibilidade e compreensão nasça aqui e se multiplique!
mayhra
Forista
Forista

Data de registro: 14 Dez 2011 21:12

Nova mensagempor Marcelo Navarro em 21 Fev 2016 10:39

Qual o valor real de gasto mensal para manter o fórum?
"A mente que se abre a uma nova idéia, jamais voltará ao seu tamanho original". - Albert Einstein.
Marcelo Navarro

Nova mensagempor pascoalnaib em 21 Fev 2016 10:47

Marcelo Navarro escreveu:Qual o valor real de gasto mensal para manter o fórum?

Quem pagou as últimas vezes foi o Abenildo. Parece que é um valor anual. Não passa de 100 reais.

Administradores me corrijam se eu falei besteira, mas é em média esse valor né?
pascoalnaib
Administrador
Administrador

Nova mensagempor Marcelo Navarro em 21 Fev 2016 10:52

Como se sentem hoje, analisando o Fórum após tanta turbulência?
Marcelo Navarro

Nova mensagempor pascoalnaib em 21 Fev 2016 11:03

Marcelo Navarro escreveu:Como se sentem hoje, analisando o Fórum após tanta turbulência?

A turbulência é algo comum na vida. Foi necessária para uma reavaliação de várias posturas. O desejo sincero de acertar sempre esteve a frente na mentalidade de todos, mas com certeza houve erros, excessos e obviamente grandes sacadas e grandes conquistas.

Vez ou outra um forista fica irritado com outro e aí cobra atitude da moderação. Essa nossa tomada de atitude pode gerar muitasss coisas. Uns acham que é controle de liberdade, outros acham importante para manter o foco do Fórum, ou seja, nunca dá para agradar a gregos e troianos.

Mas, no geral pela grande experiência de moderação e de atuação (eu desde 2007) já detectamos quem é sincero, quem é troll, quem quer ajudar e quem quer bagunçar. Meu radar quase nunca falha para detectar os agentes da Matrix infiltrados no nosso meio. :) :)
pascoalnaib
Administrador
Administrador

Nova mensagempor Marcelo Navarro em 21 Fev 2016 11:10

Pascoal no começo você tinha a idéia de explodir a Torre, agia muito pela emoção, hoje observo menas agressividade da sua parte, age mais com a razão, o que mudou?
Marcelo Navarro

Próximo

Retornar para Crenças, Doutrinas e História