C.G. Atual - Perdidos? : Crenças, Doutrinas e História - Page 2
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

C.G. Atual - Perdidos?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.

Re: C.G. Atual - Perdidos?

Nova mensagempor Marcelo Navarro em 14 Jan 2016 16:16

Perdidos não; FERRADOS!

:1 :1 :1 :1 :1 :1 :1
"A mente que se abre a uma nova idéia, jamais voltará ao seu tamanho original". - Albert Einstein.
Marcelo Navarro
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 28 Jul 2015 15:17
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor Demian em 18 Jan 2016 20:09

Acredito que estamos vendo um declínio da Torre em termos de qualidade, passando a um apelo cada vez mais sentimentalista de péssimo gosto.

No passado, haviam livros como "O Homem em Busca de Deus", "A Bíblia, a Palavra de Deus ou de Homens", "Deve-se Crer na Trindade?" que mesmo sendo questionáveis em aspectos específicos, eram livros com muita referência erudita, não temiam a explicação de vocábulos gregos, faziam constante referência à história, enfim, eram livros que apelavam à capacidade lógica do leitor.

No presente, há livros como "Imite sua fé", que são mera contação de história, com uma clara inclinação de especular sobre aspectos que nem são citados na bíblia. Isso sem falar da intragável " A Sentinela - versão fácil de ler".

Mas isso não é o pior.

Para mim o ápice do mal gosto são as animações do Pedrinho e da Sofia que inundam a mente das crianças com uma lavagem cerebral descarada. Mas os adultos não estão livres. Ao invés de dramas, agora tem os tais filmes, que são tão rasos, bobos e manipuladores que poderiam ser classificados como "dramalhões mexicanos gospel".
Demian
Forista
Forista

Data de registro: 10 Jul 2013 14:55

Nova mensagempor Dementador em 18 Jan 2016 22:10

tjawake escreveu:Não diria que etão totalmente perdidos. Na minha opinião, estão (quer dizer, a comissão de redação) trabalhando pra burro para remendar os ensinos e não deixá-los ainda mais contraditórios uma vez que o vai e vem nestes ensinos tem sido alarmantes ao longo do tempo.

Sim tjwake, eu concordo com você quanto a isso. Parece que o C.G. ficou meio atrapalhado durante um período (acredito que num espaço entre 2010-2014, realmente não lembro as datas) com relação a doutrina dos 144.000 e dos "ungidos malucos", além de outras questões menores. Também resolveram fazer essa série de mudanças "moderninhas" como a adoção do logo JW.com , uso dos carrinhos, filminhos retardados para crianças e adultos e enorme diminuição na qualidade de suas publicações, o que deve ter gerado uma sensação estranha nas Tjs visto que quase nada nunca mudava. Mas fora isso eles parecem estar sabendo o que estão fazendo, embora isso não signifique que serão bem sucedidos em continuar enganando as Tjs.

Eu acredito que no futuro possam haver algumas seitas saíndo do controle da Torre, em especial em países africanos onde os "irmãos" parecem ser mais fervorosos e dogmáticos. Também é possível, embora pouco provável, que possa surgir um líder mais carismático assim como houve no passado e que traga mudanças mais agradáveis ao paladar das TJs.

O que me questiono é até quando vai durar a doutrina do "fim do sistema de coisas iminente" que a Torre prega ainda com grande fervor. Esse é o tipo de mentira literalmente com perna curta e que tem um prazo acabar. Pode demorar, mas vai.
Dementador
Forista
Forista

Data de registro: 31 Jul 2011 13:38

Nova mensagempor Scarlet Ohara em 19 Jan 2016 05:34

Costumo sempre dizer que hoje a coisa tá puro mamão com açúcar. Hoje o nível dos ensinos baixou muito. As TJ, outrora, foram reconhecidas pelo seu profundo conhecimento da Bíblia. Até pessoas com pouca ou nenhuma escolaridade, podiam facilmente argumentar sobre assuntos bíblicos. Sou da década de 90 e bem sei disso. Não largavamos o livro raciocínios (rs) sempre na expectativa de encontrar pessoas argumentativas no serviço de campo, para que pudéssemos ser igualmente argumentativos e não sair perdendo em nenhum debate.

Hoje a coisa mudou muito. É só video do Pedrinho, folhetinho... Vejo até marmanjão dizendo que o último video do Pedrinho foi muito edificante. É um monte de retardado! Não sabem nada! O que é aquela Sentinela ridícula, a fácil de ler? É para imbecis! O último estudo, falando sobre o "grande amor de Deus", chamou satanás de 'muito malvado'. Como assim? Satanás, o arquiinimigo do todo poderoso, certamento ficou muito ofendido com tão esdrúxulo adjetivo.

Mas penso que isso ocorre hoje pelo fato de se ter percebido que ninguém quer saber de estudar a Bíblia. Não é a Bíblia que atrai pessoas às igrejas, mas sim as novidades. Por exemplo, quando a igreja católica percebeu que perdia muitos membros pros evangélicos, ela tratou de fazer reformas em seu estilo antiquado. Inseriu músicas mais modernas nas missas, focou mais nos jovens, se aproximou mais do povão, lançou padres cantores, padres surfistas, padres jovens, bonitos e tal. Tudo isso pra não ficar pra trás.

No caso dos TJ, isso não é diferente. As pessoas não querem saber de ser TJ, por motivos que nós bem conhecemos. Hoje a grandessíssima maioria dos que se batizam na organização, tem algum parentesco com TJ. Poucos são realmente "colhidos do campo". Então o que fazer diante disso? Atrair pessoas com coisas que elas gostam. As pessoas gostam da internete, de efeitos visuais, musiquinhas de Deus pras crianças. Leitura, só se for bem curta e fácil. Hoje a instrução é passar 2 minutos ou menos na primeira visita. Nada de ler Bíblia, o morador dos dias atuais não tá a fim disso. Temos que dançar conforme a música atual, senão ficamos muito pra trás e perderemos muitas pessoas e perderemos muito dinheiro. Penso que seja essa a grande questão.
Scarlet Ohara
Forista
Forista

Data de registro: 14 Dez 2015 11:33

Nova mensagempor NEO MATRIX em 19 Jan 2016 07:16

Scarlet,

Também sou da decada de 90 e que diferença. Hoje tem anciãos que nunca leu a Bíblia, e Servo que não sabe quais são os 5 primeiros livros da Bíblia. Realmente lamentável. A qualidade caiu muito.... mas muiiiiiiiiiito mesmo!
" a verdade está inseparavelmente ligada à liberdade " - Raymond Franz (ex-membro do Corpo Governante)
NEO MATRIX

Data de registro: 07 Jan 2016 14:31

Nova mensagempor sabrepoderoso em 19 Jan 2016 08:09

Dementador escreveu:
tjawake escreveu:Não diria que etão totalmente perdidos. Na minha opinião, estão (quer dizer, a comissão de redação) trabalhando pra burro para remendar os ensinos e não deixá-los ainda mais contraditórios uma vez que o vai e vem nestes ensinos tem sido alarmantes ao longo do tempo.

Sim tjwake, eu concordo com você quanto a isso. Parece que o C.G. ficou meio atrapalhado durante um período (acredito que num espaço entre 2010-2014, realmente não lembro as datas) com relação a doutrina dos 144.000 e dos "ungidos malucos", além de outras questões menores. Também resolveram fazer essa série de mudanças "moderninhas" como a adoção do logo JW.com , uso dos carrinhos, filminhos retardados para crianças e adultos e enorme diminuição na qualidade de suas publicações, o que deve ter gerado uma sensação estranha nas Tjs visto que quase nada nunca mudava. Mas fora isso eles parecem estar sabendo o que estão fazendo, embora isso não signifique que serão bem sucedidos em continuar enganando as Tjs.

O que me questiono é até quando vai durar a doutrina do "fim do sistema de coisas iminente" que a Torre prega ainda com grande fervor. Esse é o tipo de mentira literalmente com perna curta e que tem um prazo acabar. Pode demorar, mas vai.

sobre fim iminente , eu pessoalmente ouço o CG falar a mais de 30 longos anos , é tanto tempo que foi possivel todos os que viram os ''acontecimentos de 1914''' morrerem , agora a proxima luz do CORPO DESGOVERNANTE será que a geração ''' que não passará ''' são a dos netos dos que viram os fatos de 1914 !

no passado as revistinhas W e G afirmavam do fim acontecer no século 20 , quem leu sabe , bem , o século 20 já se foi a mais de uma década , e ai cadê o fim iminente :?: :?: :?:
que a luz que há dentro de cada um de nós ilumine nosso caminho quando todas as outras luzes se apagarem
sabrepoderoso
Forista
Forista

Data de registro: 07 Mai 2015 11:23
Localidade: Rio de Janeiro

Nova mensagempor sabrepoderoso em 19 Jan 2016 08:41

NEO MATRIX escreveu:Scarlet,

Também sou da decada de 90 e que diferença. Hoje tem anciãos que nunca leu a Bíblia, e Servo que não sabe quais são os 5 primeiros livros da Bíblia. Realmente lamentável. A qualidade caiu muito.... mas muiiiiiiiiiito mesmo!

em tão poucos anos a situação chegou a tal nivel ? desde de que sai então a qualidade não caiu , despencou :o :shock: :!: :!: :ruim7:

os SM e ANC que tem chegado estão assim , nem conseguem citar os 5 primeiros livros da biblia , como fica estes pontos ?

1- 1 tim 3: 2 --- '' ''' que seja apto para ensinar ''' fonte ... biblia on line .

2- tito 1:9 ------ ''' o plesbitero (ou anc ) tem de ser apegado à palavra fiel , que é segundo a doutrina , de modo a que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que contradizem ''' fonte joão f de almeida

tá braba a coisa heiinn , trocar estudo e pesquisa por televisão e tablete tá dando ruim , junta-se a isso as percas humanas que a torre tem tido e é fácil de visualisar o futuro dela :5 :5
que a luz que há dentro de cada um de nós ilumine nosso caminho quando todas as outras luzes se apagarem
sabrepoderoso
Forista
Forista

Data de registro: 07 Mai 2015 11:23
Localidade: Rio de Janeiro

Nova mensagempor MALÉVOLA em 19 Jan 2016 11:14

Scarlet Ohara escreveu:Costumo sempre dizer que hoje a coisa tá puro mamão com açúcar. Hoje o nível dos ensinos baixou muito. As TJ, outrora, foram reconhecidas pelo seu profundo conhecimento da Bíblia. Até pessoas com pouca ou nenhuma escolaridade, podiam facilmente argumentar sobre assuntos bíblicos. Sou da década de 90 e bem sei disso. Não largavamos o livro raciocínios (rs) sempre na expectativa de encontrar pessoas argumentativas no serviço de campo, para que pudéssemos ser igualmente argumentativos e não sair perdendo em nenhum debate.

Hoje a coisa mudou muito. É só video do Pedrinho, folhetinho... Vejo até marmanjão dizendo que o último video do Pedrinho foi muito edificante. É um monte de retardado! Não sabem nada! O que é aquela Sentinela ridícula, a fácil de ler? É para imbecis! O último estudo, falando sobre o "grande amor de Deus", chamou satanás de 'muito malvado'. Como assim? Satanás, o arquiinimigo do todo poderoso, certamento ficou muito ofendido com tão esdrúxulo adjetivo.

Mas penso que isso ocorre hoje pelo fato de se ter percebido que ninguém quer saber de estudar a Bíblia. Não é a Bíblia que atrai pessoas às igrejas, mas sim as novidades. Por exemplo, quando a igreja católica percebeu que perdia muitos membros pros evangélicos, ela tratou de fazer reformas em seu estilo antiquado. Inseriu músicas mais modernas nas missas, focou mais nos jovens, se aproximou mais do povão, lançou padres cantores, padres surfistas, padres jovens, bonitos e tal. Tudo isso pra não ficar pra trás.

No caso dos TJ, isso não é diferente. As pessoas não querem saber de ser TJ, por motivos que nós bem conhecemos. Hoje a grandessíssima maioria dos que se batizam na organização, tem algum parentesco com TJ. Poucos são realmente "colhidos do campo". Então o que fazer diante disso? Atrair pessoas com coisas que elas gostam. As pessoas gostam da internete, de efeitos visuais, musiquinhas de Deus pras crianças. Leitura, só se for bem curta e fácil. Hoje a instrução é passar 2 minutos ou menos na primeira visita. Nada de ler Bíblia, o morador dos dias atuais não tá a fim disso. Temos que dançar conforme a música atual, senão ficamos muito pra trás e perderemos muitas pessoas e perderemos muito dinheiro. Penso que seja essa a grande questão.

Sentila edição fácil de ler é uma tortura. É usada no nosso S.R. Uso a edição corrente e sou taxada de metida e diferentona. (Oi!?) Ue, era a que usávamos até ontem? Processo de emburrecimento.

Marmanjo edificado com vídeo do Pedrinho? É a organização pondo fim ao homem Alpha mesmo. ..... d:9

Fiz um comentário para minha mãe (erudita antiga da Torre) parecido com o seu. Que a fácil de ler é revista pra criança. Ela quase me desassociou.

É, colega, faço minhas suas impressões. :2
"Um toque de sonhar sozinho te leva em qualquer direção."
MALÉVOLA
Forista
Forista

Data de registro: 27 Dez 2015 13:37
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor tjawake em 19 Jan 2016 12:22

Malévola TJ escreveu:Fiz um comentário para minha mãe (erudita antiga da Torre) parecido com o seu. Que a fácil de ler é revista pra criança. Ela quase me desassociou.

Neste caso Malévola se você tivesse dito: 'A edição fácil de ler é um excelente alimento para os mais novos e principalmente as crianças, mas eu prefiro a edição padrão que utiliza argumentos mais sólidos'.

Ela iria sorrir até as orelhas e ficar super satisfeita com o comentário e espiritualidade da filha. Mas é claro que entendi seu objetivo ao comentar assim.
"Ninguém deve ser obrigado a adorar a Deus de uma forma que ache inaceitável nem a escolher entre a religião e a família."
- Despertai! Julho/2009 - Pag. 29
tjawake
Forista
Forista

Data de registro: 29 Mar 2015 21:02

Nova mensagempor MALÉVOLA em 19 Jan 2016 16:40

tjawake escreveu:
Malévola TJ escreveu:Fiz um comentário para minha mãe (erudita antiga da Torre) parecido com o seu. Que a fácil de ler é revista pra criança. Ela quase me desassociou.

Neste caso Malévola se você tivesse dito: 'A edição fácil de ler é um excelente alimento para os mais novos e principalmente as crianças, mas eu prefiro a edição padrão que utiliza argumentos mais sólidos'.

Ela iria sorrir até as orelhas e ficar super satisfeita com o comentário e espiritualidade da filha. Mas é claro que entendi seu objetivo ao comentar assim.

Vc tem razão, colega forista! São aqueles momentos que vc já está explodindo no peito e acaba soltando o que não deve. Costumo falar que na raiva e na brincadeira dizemos a verdade. Às vezes, não consigo me conter e deveria. Coisas de humanos. :11
"Um toque de sonhar sozinho te leva em qualquer direção."
MALÉVOLA
Forista
Forista

Data de registro: 27 Dez 2015 13:37

Nova mensagempor kooboo em 19 Jan 2016 17:08

Se pensarmos neles como empresa, tiveram erros e acertos.
Na época das vacas gordas, investiram em patrimônio - filiais em tudo enquanto é canto, construção de salões de assembleias, salões do reino financiados. Publicações e contribuições para encher o cofrinho.
Na época das vacas magras, eliminaram o patrimônio excedente de diversos países. Venderam os prédios do cartão postal do brooklyn e se mandaram pro interior.
Tem algo de bobo nisso? de errado? - Nada! Acerto total!

O lançamento do CD foi brilhante, o lançamento da bíblia nova... tudo isso enche os cofres. E tudo feito com mão de obra voluntária!

Onde eles erram? No dogma religiosa, em se manterem uma seita diferente que tudo proíbe e não faz as coisas 'legais' que as outras fazem para atrair jovens.
Sabe, falta aquela coisa de acampamento de jovens, de bandinha no salão do reino tocando guitarra, baixo e bateria e cantando louvores a plenos pulmões, falta festa, faltam publicações que falem de coisas que as pessoas gostam de ler - Sucesso pessoal! O médico TJ que ganha grana e tem carrão pois desenvolveu cirurgia sem sangue, faltam as irmãs Willians no marketing, falta Prince e faltou os Jacksons.
A Associação não sabe aproveitar isso. Poxa, George Benson do All That Jazz! o cara é TJ!!! Cadê ele na capa da despertai falando de como conciliar fama, música e 4 horas de campo por mês?
Falta fama e glamour.

O que vemos são pessoas extremamente humildes e sem appeal nos carrinhos entupidos de publicações... que os transeuntes veem e passam longe!

O marketing tá errado, as pessoas ouvem falar de 'jeová' e pensam logo 'vão tocar minha campainha domingo às 8 da manhã', povo que não comemora aniversário, esquisitos, deixam os filhos morrer por causa de transfusão. E o pior, tudo verdade!

A torre precisa trocar de roupa, e o CG tradicionalissimo não sabe fazer. Sabem inventar desculpas esfarrapadas de porque a geração não teve fim, sabem piscar a luz... mas não sabem se reinventar.
Realmente, precisam contratar um CEO, CFO, Agência de Marketing...
[]'s
kooboo

Imagem
kooboo
Moderador
Moderador

Data de registro: 01 Nov 2008 13:22
Localidade: Minas Gerais

Nova mensagempor gerom em 20 Jan 2016 09:51

Malévola TJ escreveu:
Scarlet Ohara escreveu:Costumo sempre dizer que hoje a coisa tá puro mamão com açúcar. Hoje o nível dos ensinos baixou muito. As TJ, outrora, foram reconhecidas pelo seu profundo conhecimento da Bíblia. Até pessoas com pouca ou nenhuma escolaridade, podiam facilmente argumentar sobre assuntos bíblicos. Sou da década de 90 e bem sei disso. Não largavamos o livro raciocínios (rs) sempre na expectativa de encontrar pessoas argumentativas no serviço de campo, para que pudéssemos ser igualmente argumentativos e não sair perdendo em nenhum debate.

Sentila edição fácil de ler é uma tortura. É usada no nosso S.R. Uso a edição corrente e sou taxada de metida e diferentona. (Oi!?) Ue, era a que usávamos até ontem? Processo de emburrecimento.

Marmanjo edificado com vídeo do Pedrinho? É a organização pondo fim ao homem Alpha mesmo. ..... d:9

Fiz um comentário para minha mãe (erudita antiga da Torre) parecido com o seu. Que a fácil de ler é revista pra criança. Ela quase me desassociou.

É, colega, faço minhas suas impressões. :2

Meudeus! Como as coisas estão ficando! Reciclando para pior... Se Russell e Rutherford fossem ressucitados hoje e resolvessem entrar um SR seriam desassociados sem dó e nem piedade... :lol: (não que eu os apoie em suas 'viagens interpretativas')

Certa vez, passados uns mais ou menos 10 anos, o estudo de livro era na minha casa. O ancião que dirigia o estudo era advogado de uns 30 anos. Sua esposa era pioneira regular. Não me lembro mais o tema (nem do livro e muito menos do que estávamos estudando, graçasadeus) mas o 'irmão' tentou fazer uma aplicação do que mencionava no parágrafo estudado que não tinha nada a haver, e ainda, tratava-se de uma referência a um ensino de uns 20 a 30 anos atrás da Torre, cujo qual não pesquisou (talvez nem tivesse como). Logo uma irmã da antiga fez a correção, logo seguido por mim e por minha ex-esposa. Hoje o nosso irmão dirigente de estudo de livro é advogado betelita, junto com a esposa no lar de betel Brasil.

Imagina que já naquela época a qualidade dos 'instrutores' era ruim... fico imaginando hoje com as recentes 'inovações' da Torre! Pelamordedeus... :o
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
gerom

Data de registro: 28 Jul 2010 11:54
Localidade: Santa Catarina

Nova mensagempor Camila Rafiad em 21 Jan 2016 11:15

Tenho certeza que se hoje voltasse para o salão estaria tudo praticamente mudado!

Minha mãe é idosa, extremamente dedicada mas está beirando os 85 anos e vem me falando dos tabelas utilizados, algo que não passa pela cabeça dela utilizar. Vejo que está se sentindo excluída...

Assim como ela quantos outros idosos estão se sentindo de lado com toda essa tecnologia?

Não vai demorar muito para haver mudança ainda maior, mas essa muito mais expressiva pois a medida que novos servos e anciãos são designados s perde-se a essência, o amor e a misericórdia e contra isso o corpo governante não tem solução!

Muito em breve teremos um bando de pessoas inexperiente, apenas preocupadas com seu status, deixando de lado a razão de sua existência: as ovelhas!

Pra mim é realmente uma grande mudança: o começo do fim da Torre!!!
Camila Rafiad
Forista
Forista

Data de registro: 07 Out 2013 20:22

Nova mensagempor NEO MATRIX em 16 Mai 2016 17:47

O C.G está cada dia mais desgovernado! relembrando:

A Sentinela 15/03/15
10 Como seria de esperar, ao longo dos anos, Jeová tem ajudado “o escravo fiel e discreto” a se tornar cada vez mais discreto, ou prudente. A prudência tem levado o escravo a ser mais cauteloso quanto a dizer que determinado relato bíblico é um drama profético, a menos que haja uma base bíblica clara.

Se você serve a Jeová há décadas, talvez tenha notado uma mudança gradativa no modo como nossas publicações explicam muitas passagens bíblicas. Como assim? No passado, era comum nossas publicações usarem tipos e antítipos para explicar relatos bíblicos. ...Além disso, observou-se que algumas das explicações antigas sobre tipo e antítipo são difíceis demais para muitos leitores. Fica difícil entender, lembrar e aplicar os detalhes desses ensinamentos — quem representa quem e por quê. No entanto, mais preocupante ainda é que as lições morais e práticas dos relatos bíblicos em consideração podem ser ofuscadas ou perdidas no esforço de encontrar possíveis cumprimentos proféticos.

Por isso hoje estão publicando somente coisas básicas. O gado percebeu que falaram muitas coisas irrealistas no passado. É melhor não se arriscar e ficar no BASICÃO. Isso explica os estudos de A sentinela estão tão infantis e sem erudição.
" a verdade está inseparavelmente ligada à liberdade " - Raymond Franz (ex-membro do Corpo Governante)
NEO MATRIX

Data de registro: 07 Jan 2016 14:31

Nova mensagempor RafaelCioran em 18 Mai 2016 09:30

NEO MATRIX escreveu:O C.G está cada dia mais desgovernado! relembrando:

A Sentinela 15/03/15
10 Como seria de esperar, ao longo dos anos, Jeová tem ajudado “o escravo fiel e discreto” a se tornar cada vez mais discreto, ou prudente. A prudência tem levado o escravo a ser mais cauteloso quanto a dizer que determinado relato bíblico é um drama profético, a menos que haja uma base bíblica clara.

Se você serve a Jeová há décadas, talvez tenha notado uma mudança gradativa no modo como nossas publicações explicam muitas passagens bíblicas. Como assim? No passado, era comum nossas publicações usarem tipos e antítipos para explicar relatos bíblicos. ...Além disso, observou-se que algumas das explicações antigas sobre tipo e antítipo são difíceis demais para muitos leitores. Fica difícil entender, lembrar e aplicar os detalhes desses ensinamentos — quem representa quem e por quê. No entanto, mais preocupante ainda é que as lições morais e práticas dos relatos bíblicos em consideração podem ser ofuscadas ou perdidas no esforço de encontrar possíveis cumprimentos proféticos.

Por isso hoje estão publicando somente coisas básicas. O gado percebeu que falaram muitas coisas irrealistas no passado. É melhor não se arriscar e ficar no BASICÃO. Isso explica os estudos de A sentinela estão tão infantis e sem erudição.

Quantas discussões eu tinha com minha mãe quando eu ainda era zeloso a respeito do que esta em negrito.
Principalmente ao estudo de livro de Daniel. As aplicações feitas nesse livro... profecias que se cumprem parcialmente?? Isso não existe!!! Ou a profecia cumpriu-se no passado ou ira cumprir-se no futuro. Profecias parciais kkkk só as TJs mesmo... rsrs

Eu falava isso pra minha, que eu tinha dificuldade de aceitar esses estudos e ela ficava brava comigo.
Ai anos depois eles publicam isso na Sentinela. "Encontrar possíveis cumprimentos proféticos"...

Sinceramente Jeová até hoje não teve sorte com o povo "escolhido dele".
How did it ever come to this?
I can't pretend that nothing's changed any longer
I've drowned the doubts and chewed the lies
RafaelCioran
Forista
Forista

Data de registro: 18 Set 2015 15:31

AnteriorPróximo

Retornar para Crenças, Doutrinas e História