Big Bang - agora a Bíblia não exclui a hipótese : Crenças, Doutrinas e História
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Big Bang - agora a Bíblia não exclui a hipótese

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.

Big Bang - agora a Bíblia não exclui a hipótese

Nova mensagempor Marxista em 25 Jul 2015 00:33

Na Despertai! de Outubro/15, na matéria O CONCEITO DA BÍBLIA - Evolução, a postura da Torre para com o assunto muda completamente. Temos agora a revista defendendo a tese de que a Bíblia não exclui a possibilidade de que Deus possa ter usado uma explosão para criar todas as coisas. Segundo ela, as Escrituras dizem que Jeová criou tudo, seja usando uma explosão cósmica ou qualquer outro método.

O que acharam da mudança de postura? Agora, todos os jovens TJ poderão crer no Big Bang?
Marxista
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 08 Abr 2015 20:42
Localidade: São Paulo

Re: Big Bang - agora a Bíblia não exclui a hipótese

Nova mensagempor Concurseiro em 25 Jul 2015 00:44

Bem, e o que dizer desta recente notícia?

O Big Bang nunca existiu e o Universo nunca teve começo e nunca terá fim, diz novos cálculos complexos

http://www.jornalciencia.com/universo/diversos/4659-o-big-bang-nunca-existiu-e-o-universo-nunca-teve-comeco-e-nunca-tera-fim-diz-novos-calculos-complexos

Como fica o cenário?
"Não se torne sábio aos seus próprios olhos" ~ Provérbios 3:7
Concurseiro
Forista
Forista

Data de registro: 21 Abr 2015 23:08
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor sabrepoderoso em 25 Jul 2015 05:21

Concurseiro escreveu:e: Big Bang - agora a Bíblia não exclui a hipótese

Bem, e o que dizer desta recente notícia?

O Big Bang nunca existiu e o Universo nunca teve começo e nunca terá fim, diz novos cálculos complexos

http://www.jornalciencia.com/universo/d ... -complexos

Como fica o cenário?
Marxista escreveu:Na Despertai! de Outubro/15, na matéria O CONCEITO DA BÍBLIA - Evolução, a postura da Torre para com o assunto muda completamente. Temos agora a revista defendendo a tese de que a Bíblia não exclui a possibilidade de que Deus possa ter usado uma explosão para criar todas as coisas. Segundo ela, as Escrituras dizem que Jeová criou tudo, seja usando uma explosão cósmica ou qualquer outro método.

O que acharam da mudança de postura? Agora, todos os jovens TJ poderão crer no Big Bang?

com tantas novidades no horizonte tj , novas luzes , etc e etc ;.... a cabeça dos tejotinhas vai dar um nó , daqui a algum tempo quem sabe ? as tjs irão crer na evolução , o que vem surgindo de ''NOVIDADES '' não é mesmo ?
que a luz que há dentro de cada um de nós ilumine nosso caminho quando todas as outras luzes se apagarem
sabrepoderoso
Forista
Forista

Data de registro: 07 Mai 2015 11:23
Localidade: Rio de Janeiro

Nova mensagempor Lourisvaldo Santana em 25 Jul 2015 06:44

Citação da revista, que fala sobre o assunto:

Será que o relato bíblico da criação descarta a possibilidade de que o Universo teve início no big bang?

A Bíblia simplesmente diz: “No princípio Deus criou os céus e a terra.” (Gênesis 1:1) Ela não fala exatamente como Deus criou todas as coisas. Assim, mesmo que uma explosão cósmica tenha produzido o Universo, isso não contradiz o que a Bíblia declara. Na verdade, Gênesis 1:1 explicaria quem causou o big bang (grande explosão). Muitos cientistas acreditam que o big bang foi um evento espontâneo e aleatório que, com o tempo, fez com que partículas de matéria se organizassem e formassem estrelas e planetas. A Bíblia não apoia esse conceito, mas declara que a formação do Universo foi uma ação direta de Deus, quer ele tenha usado algum tipo de explosão cósmica, quer outro método de criação. (Despertai! de outubro de 2015, página 8)

Que o Universo surgiu de um Big Bang, nunca estive a especular, mas também nunca descartei essa possibilidade. Apesar de crer que Deus tinha tudo sob controle, nada me impedia de acreditar que ele surgiu exatamente assim.

Agora a da Torre é uma guinada e tanto.

Daí a aceitar a evolução, pode ser um passo.
É sabido que a Torre têm tido dificuldades em apoiar seus conceitos sobre a criação, e isso a tem levado até usar de fraude em algumas citações.

http://corior.blogspot.com/2006/02/cita ... -qual.html

Por que simplesmente não deixar o assunto na questão da fé? Por que recorrer a fraude?

Eu continuo a crer que a vida surgiu por criação, mas enoja-me só a possibilidade de recorrer a fraude para provar minha crença.
Testemunhas de Jeová
O que elas não lhe contam? (399 páginas)

Apresentação e opções de Download aqui:

http://www.pontosdefe.blogspot.com.br
Lourisvaldo Santana
Moderador
Moderador

Data de registro: 20 Fev 2015 16:59
Localidade: Piauí

Nova mensagempor ELLIPSIS em 25 Jul 2015 08:09

A biblia sempre apoiou o Big-bang. Está lá no Gênesis 1:3.
Alguém consegue alcançar?
Imagem
MEU BLOG

Aquele que busca a verdade deve, tanto quanto possível, duvidar de tudo. **DESCARTES**
ELLIPSIS
Moderador
Moderador

Data de registro: 24 Ago 2009 16:24

Nova mensagempor Estudante da Bíblia em 25 Jul 2015 14:09

Não é um posicionamento novo, mas sim, é um bom jogo de palavras.

Na verdade a Torre de Vigia quando fala em público através da Despertai! e outras publicações é apenas simpática com relação às teorias do Big-Bang e até mesmo da Evolução. Ela sempre diz que a Bíblia "dá margens a variações graduais" ou que "o universo possa ter bilhões de anos". Ela vem adotando posições desse tipo pelo menos desde o livro Raciocínios (1986).

É apenas a tática da Torre para não ser considerada criacionista fundamentalista. O fato é que a Torre de Vigia está longe de concordar com a ciência sobre esses assuntos. Enquanto admite que o Univero possa existir há bilhões de anos, a cronologia da Torre de Vigia diz que o homem só existe há pouco mais de 6.000 anos na Terra. Absolutamente anticientífica.
Imagem
10 fatos não aceitos pelas Testemunhas de Jeová
PDF da brochura disponível para download!
Estudante da Bíblia
Moderador
Moderador

Data de registro: 22 Jan 2009 01:12

Nova mensagempor fernanda em 25 Jul 2015 14:36

GÊNESIS 01: EM DIANTE
16 E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
17 E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
18 E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.

Tem que ter muita fé pra não olhar com um mínimo de olhar crítico essas passagens " inspiradas pelo 'Criador de Todas as coisas' por meio do ' sagrado espírito santo'
Muita gente sabe que a lua tem total influência nas marés .. agricultura.. pesca etc... etc...
conheço um cara que consulta o calendário lunar quando quer ir pescar de tarrafa.. o mesmo confessa que obtém ótimos resultados de acordo com a variação da lua quando quer pescar só peixes adultos

Sobre o sol ... a bíblia é totalmente primária em dizer que é só um ' luzeiro' para iluminar o dia
Aprendemos muito bem que não é nada disso no ensino primário

Falando nisso ...já que a Torre adora dizer que o homem existe há apenas 6 mil anos , e que naquele período estavam 'mais perto da perfeição' ( Não sei se ainda dizem isso )...os mesmos deveriam ser mais inteligentes ... assim evitaria de escreverem tantas baboseiras
Imagem
fernanda
Forista
Forista

Data de registro: 22 Jun 2010 14:28

Nova mensagempor Mentalista em 25 Jul 2015 20:19

Seja ou não uma mudança real de posição, contraria afirmações antigas. Estão sendo ousados em fazer essas novas luzes em tão curto intervalo.
Mentalista
Moderador
Moderador

Data de registro: 08 Ago 2014 17:25

Nova mensagempor joquan em 25 Jul 2015 21:08

Mentalista escreveu:Seja ou não uma mudança real de posição, contraria afirmações antigas. Estão sendo ousados em fazer essas novas luzes em tão curto intervalo.

Com o advento da internet, onde todo mundo está conectado e trocando informações, não dá para a Torre demorá muito para fazer mudanças, se não desmoronará. A coisa mais difícil de entender e aceitar sobre as TJ's, pelas pessoas que nunca foram TJ's, é a transfusão de sangue. Agora com a internet e os vários blogs e fóruns, as pessoas estão sabendo da condição dos desassociados em relação às suas famílias. Estes são os dois maiores pontos de gargalos para a Torre. Logo,logo ela vai começar a introduzir mudanças nesses dois pontos. Sou capaz até de apostar. Esperem para ver.
joquan
Forista
Forista

Data de registro: 20 Abr 2015 22:47
Localidade: Bahia

Nova mensagempor Lourisvaldo Santana em 25 Jul 2015 21:31

joquan escreveu:
Mentalista escreveu:Seja ou não uma mudança real de posição, contraria afirmações antigas. Estão sendo ousados em fazer essas novas luzes em tão curto intervalo.

Com o advento da internet, onde todo mundo está conectado e trocando informações, não dá para a Torre demorá muito para fazer mudanças, se não desmoronará. A coisa mais difícil de entender e aceitar sobre as TJ's, pelas pessoas que nunca foram TJ's, é a transfusão de sangue. Agora com a internet e os vários blogs e fóruns, as pessoas estão sabendo da condição dos desassociados em relação às suas famílias. Estes são os dois maiores pontos de gargalos para a Torre. Logo,logo ela vai começar a introduzir mudanças nesses dois pontos. Sou capaz até de apostar. Esperem para ver.

A resposta da Torre:

*** w11 15/7 p. 30 par. 9 Você entrou no descanso de Deus? ***
A classe do escravo está mais interessada em cooperar com o propósito progressivo de Deus do que em poupar-se de críticas por causa de um entendimento ajustado.
Testemunhas de Jeová
O que elas não lhe contam? (399 páginas)

Apresentação e opções de Download aqui:

http://www.pontosdefe.blogspot.com.br
Lourisvaldo Santana
Moderador
Moderador

Data de registro: 20 Fev 2015 16:59
Localidade: Piauí

Nova mensagempor joquan em 25 Jul 2015 21:56

Lourisvaldo Santana escreveu:
joquan escreveu:

A resposta da Torre:

*** w11 15/7 p. 30 par. 9 Você entrou no descanso de Deus? ***
A classe do escravo está mais interessada em cooperar com o propósito progressivo de Deus do que em poupar-se de críticas por causa de um entendimento ajustado.

Não é apenas uma questão de críticas, mas de ver o seu rebanho diminuir. Quando a Torre sentir que o seu rebanho está diminuindo, aí ela vai se preocupar mais com as críticas do que em cooperar com o propósito progressivo de Deus.
joquan
Forista
Forista

Data de registro: 20 Abr 2015 22:47
Localidade: Bahia

Nova mensagempor croger em 26 Jul 2015 14:04

Li esta revista hoje com meu pai. Baixei direto do jw.
Espero que muitos tapados por ai comecem a abrir os olhos
Is fuck.
croger
Forista
Forista

Data de registro: 06 Abr 2015 15:44

Nova mensagempor Mentalista em 27 Jul 2015 12:13

Fui pesquisar um pouco mais. Na mesma "Despertai!" fala-se sobre a evolução. E a posição deles continua sendo firme.

Citam dois motivos principais para duvidar da evolução:
- Cientistas possuem diferentes opiniões sobre isso.
- O que você acredita faz a diferença. Acreditar na evolução é contradizer a criação. E isso tira o sentido da vida. Ou seja, pelo mera necessidade do humano em acreditar que tudo precisa de um significado, a teoria da criação estaria certa.

Se reafirmaram sua posição sobre o assunto numa revista que ainda nem foi distribuída, é porque não pensam em mudar sua posição sobre a evolução tão cedo.

Quanto ao Big Bang, não devem achar nada demais o aceitarem. Isso porque na teoria Deus poderia ter criado tudo a partir de uma explosão precisamente calculada. Na verdade, se a Torre pensa que o Big Bang teria sido uma explosão, está enganada, porque foi uma expansão. Não se trata de uma coisa grande que se dividiu em fragmentos, mas uma coisa pequena que está aumentando até hoje. De qualquer forma, isso já é uma mudança de posição. Basta consultar as publicações antigas para ver que antes era inaceitável que tudo tivesse surgido de uma explosão.
Mentalista
Moderador
Moderador

Nova mensagempor croger em 27 Jul 2015 12:44

Mentalista escreveu: Na verdade, se a Torre pensa que o Big Bang teria sido uma explosão, está enganada, porque foi uma expansão. Não se trata de uma coisa grande que se dividiu em fragmentos, mas uma coisa pequena que está aumentando até hoje.

Exatamente! Até comentei aqui em casa sobre isso...
Expansão, não explosão.
Is fuck.
croger
Forista
Forista

Data de registro: 06 Abr 2015 15:44

Nova mensagempor Mentalista em 07 Set 2017 17:52

Semana passada fui visitar parentes que não são TJs e fato é que eu não contei para eles minha posição sobre as TJs. Ao meu redor, tem as pessoas que sabem que eu já fui TJ, tem as que nem imaginam isso e tem as que pensam que, por eu ter sido TJ desde pequeno, ainda sou TJ. Parece complicado, e talvez seja mesmo, mas pela prática não é algo que me atrapalha no dia a dia. Indo direto ao ponto, eles me perguntaram se as TJs acreditam que Deus provocou o Big Bang. Se tivessem perguntado para algumas TJs, provavelmente diriam que não. Imagina que absurdo, Jeová ter usado o Big Bang! Na hora eu respondi que as TJs não acreditam nisso, mas que baseiam suas crenças nas publicações (o que para mim soou bem estranho, já que eles pensam que sou TJ), então pode se dizer que não descartam a possibilidade (ao contrário da Evolução, que é fortemente rejeitada). Lembrei dessa "Despertai!" citada aqui.

A "Despertai!" citada (Outubro de 2015) fala o seguinte:

A Bíblia simplesmente diz: “No princípio Deus criou os céus e a terra.” (Gênesis 1:1) Ela não fala exatamente como Deus criou todas as coisas. Assim, mesmo que uma explosão cósmica tenha produzido o Universo, isso não contradiz o que a Bíblia declara. Na verdade, Gênesis 1:1 explicaria quem causou o big bang (grande explosão).

Muitos cientistas acreditam que o big bang foi um evento espontâneo e aleatório que, com o tempo, fez com que partículas de matéria se organizassem e formassem estrelas e planetas. A Bíblia não apoia esse conceito, mas declara que a formação do Universo foi uma ação direta de Deus, quer ele tenha usado algum tipo de explosão cósmica, quer outro método de criação.

Aliás, fiz hoje uma breve pesquisa para ver quais outros assuntos a Torre de Vigia tem "aceitado". Por exemplo, na questão da homossexualidade, a Torre de Vigia reconhece a possível "inclinação homossexual", embora continue sendo enfática que homossexuais não podem agradar a Deus.

O conceito da Bíblia não é desarrazoado. Ela apenas orienta aqueles com desejos homossexuais a fazer a mesma coisa que se exige dos que sentem atração pelo sexo oposto: ‘fugir da fornicação’. (1 Coríntios 6:18) A verdade é que milhões de heterossexuais que querem seguir os padrões da Bíblia exercem autodomínio apesar de quaisquer tentações que talvez enfrentem. Aqueles que têm inclinações homossexuais podem fazer o mesmo se realmente quiserem agradar a Deus. — Deuteronômio 30:19.

Por que a Torre de Vigia aceita que existe a possibilidade de um Big Bang mas descarta totalmente a Evolução? Qual é a teoria de vocês sobre essa posição dela?

Pra mim, essas pequenas variações de interpretação mostram que a Torre de Vigia aos poucos é forçada a ficar em conformidade com alguns assuntos científicos. Tem acontecido desde o surgimento desde o seu início, dois séculos atrás.
Mentalista
Moderador
Moderador

Próximo

Retornar para Crenças, Doutrinas e História