A verdadeira origem do nome Testemunhas de Jeová : Crenças, Doutrinas e História
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

A verdadeira origem do nome Testemunhas de Jeová

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.

A verdadeira origem do nome Testemunhas de Jeová

Nova mensagempor tjawake em 26 Jun 2015 22:42

Muitos acham estranho o nome “Testemunhas de Jeová” pois isso não as submete a algum nome mais concreto mas simplesmente as liga a uma crença de um Deus único e que somente eles seguem.
Mas o que poucos sabem é em que circunstâncias o nome foi mudado de estudantes da bíblia para testemunhas de Jeová.

Isso se deu em 1931 num congresso em Columbus (Ohio), isso toda TJ sabe, mas o que aconteceu antes daquele congresso? Já estava previsto esta mudança por inspiração divina como creem?

Veja o relato de A. H. Macmillan, um companheiro íntimo do então presidente da sociedade Rutherford. Veja o que ele mesmo relatou o que ouviu do próprio Rutherford sobre a mudança do nome:

“Com efeito, creio que foi o Deus Todo-poderoso que nos levou a isso, pois o irmão Rutherford mesmo me dissera que acordara, certa noite, quando se preparava para esse congresso e disse: ‘Por que será que fui sugerir um congresso internacional quando não tenho nenhum discurso ou mensagem especial para eles? Por que trazê-los todos para cá?’ Então, começou a pensar sobre isso, e Isaías 43 lhe veio à mente. Levantou-se às duas da madrugada e escreveu, em taquigrafia, na sua própria escrivaninha, um esboço do discurso que iria proferir sobre o Reino, a esperança do mundo e sobre o novo nome. E tudo que foi proferido por ele naquela ocasião foi preparado naquela noite, ou naquela madrugada, às duas horas. E não [há] dúvida alguma em minha mente — nem naquele tempo nem agora — que o Senhor o guiou nisso, e que é o nome que Jeová deseja que levemos e estamos felicíssimos e contentíssimos de tê-lo.”
Fonte: Anuário 1976 (yb76) p. 151

Ou seja, Rutherford, numa noite de angústia sem saber o que levaria de novidade para o povo que esperava algo novo, achou em Isaías 43:10 a solução para a surpresa e revelação daquele congresso e um nome que as testemunhas de Jeová creem ser algo dado por Deus e que vem desde a época dos apóstolos.

E você? Também já sentiu orgulho de levar este nome achando que tinha procedência divina?
"Ninguém deve ser obrigado a adorar a Deus de uma forma que ache inaceitável nem a escolher entre a religião e a família."
- Despertai! Julho/2009 - Pag. 29
tjawake
Forista
Forista

Data de registro: 29 Mar 2015 21:02
Localidade: Não quero responder

Re: A verdadeira origem do nome Testemunhas de Jeová

Nova mensagempor sabrepoderoso em 27 Jun 2015 06:04

bom dia tjawake , já senti sim e hj que sei de toda lama , não gosto nem de lembrar do tempo que era chamado desta forma ! :iergh7: e , achava o maximo ! interessante , um nome dado a um povo por falta do que fazer em uma assembléia , mostra que orientação divina que é bom nada ! tem um algo em comum com o povo que tem este nome hj ....... o nome foi assim inventado em uma noite de angustia ...... e o que mais se sente entre o povo deste deus ? á esqueci , tbm sentem tritesa , arrependimento , depressão , solidão , mágoa , a mesma angustia de as veses não saber o que fazer , se sai se fica , suas familias ..... e ainda tem de cantar ' somos seu povo feliz '' :ruim7: que bom hj estou livre não tenho que passar mais por isso ! :fof0:
que a luz que há dentro de cada um de nós ilumine nosso caminho quando todas as outras luzes se apagarem
sabrepoderoso
Forista
Forista

Data de registro: 07 Mai 2015 11:23
Localidade: Rio de Janeiro

Nova mensagempor Soares em 27 Jun 2015 06:49

Vou jogar na Mega Sena.

Vamos fazer um bolão apóstata?

43-10-01-34-41-14 ....

A VIDA DE MILHÕES NA MÃO DE UMA DUZIA DE LUNÁTICO, SÓ ISSO QUE EU POSSO COMENTAR. VOU JOGAR NA MEGA SENA COM O NÚMEROS DOS VERSÍCULOS DESSES TEXTOS.

Imagem

Imagem

Imagem

A mulher que gastou durante 50 anos para acabar mais pobre que antes

Em 1961, a britânica Vivian Nicholson ganhou um prêmio com valor equivalente a 3 milhões de libras atualmente. Quando perguntada sobre o que ia fazer com dinheiro, ela disse: “Vou gastar, gastar e gastar”. Vivian seguiu sua promessa à risca. Sua vida se tornou uma aventura: enviuvou de seu marido e acabaria se casando mais cinco vezes, sofreu um derrame, foi internada devido ao alcoolismo, foi deportada da ilha de Malta, tornou-se testemunha de Jeová, passou um tempo em um hospício e chegou a tentar o suicídio. Quanto ao dinheiro, foi se esvaindo ao longo de anos de gastos exagerados com roupas carros e viagens em férias. Hoje ela é idosa, aposentada, e vive com uma pensão semanal de 87 libras.

Vivian Nicholson – The famous lottery winner who said she would ‘spend, spend, spend' and so she did

Imagem

Vivian Nicholson famously claimed she would “spend, spend, spend” after winning £152,300 (worth about £3 million in today's money) when playing the Castleford football pools in 1961.

And Viv Nicholson was as good as her word, blowing her massive jackpot in less than five years. Since then she has been widowed, married five times, suffered from a stroke and has been treated for alcoholism, deported from Malta, became a Jehovah's Witnesses, tried to commit suicide and spent time in a mental institution. She spent her winnings on Harrods dresses, luxury cars and holidays and was the subject of the West End production of her life, aptly called “Spend, Spend, Spend”, with Barbara Dickenson playing her role. She is now living on a week pension of £87.

http://www.oddee.com/_media/imgs/articl ... -spent.jpg
MAIS UM TIJOLO NO MURO. "[...]eu não entendi como a solidão de quem tem alguém, pode ser maior a de quem não tem ninguém[...]"
Soares
Perfil Desativado
Perfil Desativado

Data de registro: 20 Abr 2015 13:30
Localidade: Rio de Janeiro

Nova mensagempor Lourisvaldo Santana em 27 Jun 2015 08:30

A Torre dá outra versão para esse nome, tjawake. A seguir consta a apresentação feita para o site JW.ORG:

Testemunhas de Jeová — Quem somos nós?

Mesmo vindo de centenas de grupos étnicos e falando centenas de idiomas, somos unidos pelos mesmos objetivos. Acima de tudo, queremos honrar a Jeová, o Deus da Bíblia e o Criador de todas as coisas. Fazemos o nosso melhor para imitar a Jesus Cristo e temos orgulho de ser chamados cristãos. Todos nós dedicamos tempo à obra de ensinar as pessoas sobre a Bíblia e o Reino de Deus. Visto que damos testemunho, ou falamos, sobre Jeová Deus e seu Reino, somos conhecidos como Testemunhas de Jeová.

Com o "visto que", ficamos sabendo que elas são conhecidas por "Testemunhas de Jeová", não porque alguém decidiu que seria assim, mas porque falam muito sobre Jeová.

Ou seja, mesmo que Rutherford não tivesse escolhido esse nome, o mundo inteiro, mais cedo ou mais tarde, acabaria decidindo que pelo nome.

Assim como:
Russell => russelitas
Rutherford => rutherfordistas
pregadores do Reino de Jeová => ????.

http://www.jw.org/pt/
Testemunhas de Jeová
O que elas não lhe contam? (399 páginas)

Apresentação e opções de Download aqui:

http://www.pontosdefe.blogspot.com.br
Lourisvaldo Santana
Moderador
Moderador

Data de registro: 20 Fev 2015 16:59
Localidade: Piauí

Nova mensagempor gerom em 27 Jun 2015 09:25

Pergunta que não quer calar...

Será que Rutherford estava sóbrio? :mrgreen:
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
gerom
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 28 Jul 2010 11:54
Localidade: Santa Catarina

Nova mensagempor inativo1973 em 27 Jun 2015 09:38

gerom escreveu:Pergunta que não quer calar...

Pensei a mesma coisa!!!! Dá-lhe cachaça... :11
De bem com a vida!!!!
inativo1973
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 24 Jun 2015 17:08
Localidade: Minas Gerais

Nova mensagempor DELTA em 27 Jun 2015 10:07

inativo1973 escreveu:
gerom escreveu:Pergunta que não quer calar...

Pensei a mesma coisa!!!! Dá-lhe cachaça... :11

Caninha 29 ou Pirassununga 51 ?? :11
DELTA
Forista
Forista

Data de registro: 09 Jan 2011 10:52

Nova mensagempor tjawake em 27 Jun 2015 11:34

Lourisvaldo Santana escreveu:A Torre dá outra versão para esse nome, tjawake. A seguir consta a apresentação feita para o site JW.ORG:

Testemunhas de Jeová — Quem somos nós?

Mesmo vindo de centenas de grupos étnicos e falando centenas de idiomas, somos unidos pelos mesmos objetivos. Acima de tudo, queremos honrar a Jeová, o Deus da Bíblia e o Criador de todas as coisas. Fazemos o nosso melhor para imitar a Jesus Cristo e temos orgulho de ser chamados cristãos. Todos nós dedicamos tempo à obra de ensinar as pessoas sobre a Bíblia e o Reino de Deus. Visto que damos testemunho, ou falamos, sobre Jeová Deus e seu Reino, somos conhecidos como Testemunhas de Jeová.

Com o "visto que", ficamos sabendo que elas são conhecidas por "Testemunhas de Jeová", não porque alguém decidiu que seria assim, mas porque falam muito sobre Jeová.

Ou seja, mesmo que Rutherford não tivesse escolhido esse nome, o mundo inteiro, mais cedo ou mais tarde, acabaria decidindo que pelo nome.

Assim como:
Russell => russelitas
Rutherford => rutherfordistas
pregadores do Reino de Jeová => ????.

http://www.jw.org/pt/

Lourisvaldo, é isso mesmo, claro que eles não iriam deixar as claras em que circunstâncias o nome foi revelado. Eles preferem enfatizar isso e deixar as evidências de que são as únicas pessoas que professam o nome de Deus e que por isso carregam isso em seus nomes. Jamais iremos ler em uma publicação que o nome foi revelado desta forma. Como as pessoas creem totalmente na organização, acreditam também conscientemente na origem divina do nome. Quando no campo alguém pede uma explicação para o nome, usualmente recorrem a Isaías 43:10 para justificar.
"Ninguém deve ser obrigado a adorar a Deus de uma forma que ache inaceitável nem a escolher entre a religião e a família."
- Despertai! Julho/2009 - Pag. 29
tjawake
Forista
Forista

Data de registro: 29 Mar 2015 21:02

Nova mensagempor Mentalista em 27 Jun 2015 12:02

Diz uma lenda que Rutherford escolheu esse nome porque JW faria também alusão a Testemunhas de Joseph, seu primeiro nome.

viewtopic.php?f=11&t=5253
Mentalista
Moderador
Moderador

Data de registro: 08 Ago 2014 17:25
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor Lourisvaldo Santana em 27 Jun 2015 12:34

Com referência à justificativa para o nome "Testemunhas de Jeová", conforme consta no JW.ORG, não posso deixar de salientar que é uma legítima mentira contada pela Torre. É verdade que em outras literaturas há à justificativa correta (?), mas os "mundanos" que leem no site dificilmente vão atrás de outra (que razão teriam para isso?). Eles leem essa e pronto. É verdade que a apresentação requer uma justificativa resumida, mas isso nem de longe dá permissão para que se forneça uma justificativa falsa.
Testemunhas de Jeová
O que elas não lhe contam? (399 páginas)

Apresentação e opções de Download aqui:

Lourisvaldo Santana
Moderador
Moderador

Data de registro: 20 Fev 2015 16:59
Localidade: Piauí

Nova mensagempor Debora em 15 Set 2015 21:02

tjawake escreveu:
Fonte: Anuário 1976 (yb76) p. 151

Ou seja, Rutherford, numa noite de angústia sem saber o que levaria de novidade para o povo que esperava algo novo, achou em Isaías 43:10 a solução para a surpresa e revelação daquele congresso e um nome que as testemunhas de Jeová creem ser algo dado por Deus e que vem desde a época dos apóstolos.

Meu Deus !!!
E um dia compactuamos com tudo isto ?

Lembrei-me que algumas pessoas abrem a bíblia aleatoriamente em uma página e também ao acaso colocam o dedo em cima de um versículo. E acham que foi "coisa de Deus". :1 :1
Testemunhas de Jeová
O que será que elas não te contam?
Debora
Moderadora
Moderadora

Data de registro: 21 Dez 2010 10:07
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor TJ RENOVADO em 12 Ago 2017 14:35

Ontem no tópico sobre o engano, eu postei um artigo do "pegadas" que achei muito interessante. Comecei a fuçar mais sobre o tema e encontrei esse tópico de 2015. Recomendo a leitura e gostaria de saber a opinião dos nobres floristas.
Isaías 43:10: ”Vós sois as minhas testemunhas.” Quem e por quê?

Segue o link:

https://seguindoaspegadasdaverdade.word ... e-por-que/
TJ RENOVADO
Forista
Forista

Data de registro: 27 Abr 2017 00:02
Localidade: Bahia

Nova mensagempor Dr. Schultz em 12 Ago 2017 15:18

TJ RENOVADO escreveu:Ontem no tópico sobre o engano, eu postei um artigo do "pegadas" que achei muito interessante. Comecei a fuçar mais sobre o tema e encontrei esse tópico de 2015. Recomendo a leitura e gostaria de saber a opinião dos nobres floristas.

Segue o link:

Evite isso cara, um post só pra divulgar um blog que não acrescenta nada.
Dr. Schultz
Moderador
Moderador

Data de registro: 05 Fev 2016 08:54

Nova mensagempor TJ RENOVADO em 12 Ago 2017 15:59

Dr. Schultz escreveu:
TJ RENOVADO escreveu:Ontem no tópico sobre o engano, eu postei um artigo do "pegadas" que achei muito interessante. Comecei a fuçar mais sobre o tema e encontrei esse tópico de 2015. Recomendo a leitura e gostaria de saber a opinião dos nobres floristas.

Segue o link:

Evite isso cara, um post só pra divulgar um blog que não acrescenta nada.

Se o "não acrescenta nada" é sobre o blog", confesso que nesse blog, só li esse artigo. Então não o pudi avaliar melhor.

Sobre evitar colocar o nome, pode ser. Pensei que deveria mencionar de onde tirei o assunto. Não quis copiar, colar ou plagiar e tampouco jogar o link assim. Logo agora que pensei encontrar o tópico adequado. Mas se há algum problema em fazer como fiz, tudo bem.
TJ RENOVADO
Forista
Forista

Data de registro: 27 Abr 2017 00:02
Localidade: Bahia

Nova mensagempor TJCalado em 12 Ago 2017 16:15

Não sei... mas desconfio que o Rutherford só inventou essa história para impressionar o Macmillan. Para fazer o idiota acreditar que ele estava sendo totalmente guiado por Deus nessa decisão. Não creio que ele marcaria um congresso que duraria vários dias sem saber com antecedência o que falaria para a assistência. Será que ele passou toda a programação falando somente sobre isso?
"Um paraíso não precisa necessariamente ser um lugar lindo. Basta ser apenas um lugar que me faça bem."
TJCalado
Forista
Forista

Data de registro: 11 Mar 2012 21:40

Próximo

Retornar para Crenças, Doutrinas e História