Estado totalitário - Opiniões por favor : Crenças, Doutrinas e História
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Estado totalitário - Opiniões por favor

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.

Estado totalitário - Opiniões por favor

Nova mensagempor RayFranz em 25 Abr 2014 14:41

"Na realidade, um estado totalitário é uma teocracia, e, a classe dominante, para manter sua posição, tem de ser vista como infalivel. Mas, visto que, na prática, ninguém é infalível, é necessário muitas vezes reorganizar acontecimentos do passado para mostrar que esse ou aquele erro não ocorreu, ou que esse ou aquele triúnfo realmente aconteceu." - George Orwell

Isso na minha opinão conclui a definição tecnica para a organização tj: Ditadura totalitária, fundamentalista, comunista e judaizante. Esqueci algo?
RayFranz
Forista
Forista

Data de registro: 26 Mar 2010 01:34
Localidade: São Paulo

Re: Estado totalitário - Opiniões por favor

Nova mensagempor gerom em 25 Abr 2014 18:11

RayFranz escreveu:"Na realidade, um estado totalitário é uma teocracia, e, a classe dominante, para manter sua posição, tem de ser vista como infalivel. Mas, visto que, na prática, ninguém é infalível, é necessário muitas vezes reorganizar acontecimentos do passado para mostrar que esse ou aquele erro não ocorreu, ou que esse ou aquele triúnfo realmente aconteceu." - George Orwell

Isso na minha opinão conclui a definição tecnica para a organização tj: Ditadura totalitária, fundamentalista, comunista e judaizante. Esqueci algo?

Pra mim não esqueceu nada.

E veja que existe ainda uma grande sacada para quando não há uma resposta: problema de consciência da pessoa! (claro que desde que não fira o princípio básico definido pela autoridade). Diriam: isso é um problema de consciência, você pode fazer o que quiser quanto a isso, desde que não fira tal principio definido por nós, se não obedecer te expulsamos.

Veja que parece que existe uma 'abertura democrática', porém, no fim, você sempre acabará 'comendo na mão deles'.
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
gerom
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 28 Jul 2010 11:54
Localidade: Santa Catarina

Nova mensagempor Robert Orwell em 26 Abr 2014 15:13

Sobre esse assunto, recomendo a TODOS a leitura do livro 1984, de George Orwell. Leiam e vejam as assustadoras semelhanças do Estado totalitário de Oceânia e o Grande Irmão com a Torre de Vigia e seu Corpo Governante. Ah, não deixem de procurar as semelhanças entre Goldstein e a dissidência (nós).

P.S.: E tentem ver a quem, nos pátios da Torre de Vigia, Julia e Winston representam.
"Lasciate ogne speranza, voi ch'intrate" (Deixai toda a esperança, ó vós que entrais) ALIGHIERI, Dante. Inferno (Canto III)
Isto está, invisivelmente, escrito na entrada de todo Salão do Reino.
Robert Orwell
Forista
Forista

Data de registro: 21 Abr 2014 23:36
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor RayFranz em 27 Abr 2014 23:19

Boa dica, vou procurar o livro.

Gerom, tbm acho e acrescento que isso acaba formando um circulo vicioso. Maquiamos a nossa história para sustentar a autoridade e assim o poder deles para ditar a consciência dos outros é fortalecido por um passado supostamente glorioso
RayFranz
Forista
Forista

Data de registro: 26 Mar 2010 01:34
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor Robert Orwell em 28 Abr 2014 01:52

RayFranz escreveu:Boa dica, vou procurar o livro.

Gerom, tbm acho e acrescento que isso acaba formando um circulo vicioso. Maquiamos a nossa história para sustentar a autoridade e assim o poder deles para ditar a consciência dos outros é fortalecido por um passado supostamente glorioso

Você verá tudo isso muito bem ilustrado se ler este livro do qual falei. Por sinal, estava lendo-o agora:

Imagem
"Lasciate ogne speranza, voi ch'intrate" (Deixai toda a esperança, ó vós que entrais) ALIGHIERI, Dante. Inferno (Canto III)
Isto está, invisivelmente, escrito na entrada de todo Salão do Reino.
Robert Orwell
Forista
Forista

Data de registro: 21 Abr 2014 23:36

Nova mensagempor Alexei Karamazov em 28 Abr 2014 08:38

RayFranz escreveu:"Na realidade, um estado totalitário é uma teocracia, e, a classe dominante, para manter sua posição, tem de ser vista como infalivel. Mas, visto que, na prática, ninguém é infalível, é necessário muitas vezes reorganizar acontecimentos do passado para mostrar que esse ou aquele erro não ocorreu, ou que esse ou aquele triúnfo realmente aconteceu." - George Orwell

Sejamos técnicos: Estado é uma estrutura de poder, que atua sobre um povo, num certo território. Toda estrutura de poder é humana, a não ser que seres alienígenas se manifestem como potestades sobre os humanos. Nesse caso, haveria um governo de alienígenas.

A atribuição de poder a um deus enquanto governante é falaciosa, pois o deus se manifesta (será mesmo?) através de sacerdotes, a não ser que o Deus se manifeste objetivamente. Eis o motivo pelo qual um dicionário me ofereceu a definição de teocracia como governo de sacerdotes, e não de deus. A utilização da palavra teocracia pelas TJs é errônea e tendenciosa.

Estado totalitário pode ser qualquer tipo de Estado, desde que concentre em um só ente o poder total, seja partido, seja monarca, seja órgão colegiado. Assim o poder é exercido de forma exclusiva, ou seja, excluindo-se todos os outros agentes do poder.

Suscitei um tópico sobre um tema similar, mas creio ter sido técnico demais: http://extestemunhasdejeova.net/forum/viewtopic.php?f=21&t=13702&p=271238&hilit=representativa#p271238.

Outra coisa é a construção da ideologia, que perpassa por diversas vertentes: concepções sobre o passado e fatos determinantes do presente; concepções sobre o presente, e o papel do Estado na vida dos indivíduos; concepções sobre o futuro, as expectativas dos súditos, finalidades existenciais do Estado.

A estrutura de poder constituída pelo CG é uma espécie de Estado ditatorial teocrático, alegadamente representativo, que exerce autoridade absoluta sobre as "ovelhinhas" em toda a Terra. (Digo alegadamente pois existe uma delegação de representatividade, ou seja, dizem que os SCs representam o CG em suas visitas, e que os anciãos exercem autoridade delegada pelo CG nas congregações.)

O tipo de imaginário construído pela Organização é total, de modelo Orwelliano mesmo. Tão bom quanto 1984, o livro Animal Farm também oferece o vislumbre de como o governo se exerce: proclama-se que "todos são iguais", mas com a ressalva de que "alguns são mais iguais do que outros". Interpreta-se a Bíblia sempre no sentido gramatical, textual, sistemático ou histórico dado pelo CG, e não pelo leitor. Há uma linguagem própria, um "dialeto" decorrente dos modelos de tradução adotado por Betel: "arranjo", "escravo", "restante", "outras ovelhas", "jonadabes", são exemplos dessas palavras com sentido hermético, que são compreendidas somente pelos "iniciados".

Agradeço todos os dias a Deus por ter conseguido romper com tamanha alienação mental. É a mesma coisa de se viver num regime tirânico, controlado ideologicamente através de imprensa, escola e polícia, e conseguir romper a fronteira e passar a viver num Estado que garante a liberdade dos seus cidadãos.
Tú que consideras al hombre tanto dios como oveja—,
desgarrar al dios en el hombre como a la oveja en el hombre
y desgarrando reír— ¡ésa, ésa es tu felicidad!
Ditirambos Dionisíacos - F.Nietzsche
Alexei Karamazov
Forista
Forista

Data de registro: 29 Abr 2013 08:25
Localidade: Minas Gerais

Nova mensagempor Camila Rafiad em 28 Abr 2014 21:27

Alexei Karamazov escreveu:

"...Agradeço todos os dias a Deus por ter conseguido romper com tamanha alienação mental. É a mesma coisa de se viver num regime tirânico, controlado ideologicamente através de imprensa, escola e polícia, e conseguir romper a fronteira e passar a viver num Estado que garante a liberdade dos seus cidadãos...."

d:4 d:4 d:4 d:4 d:4 d:4 d:4 d:4 d:4 d:4

Eu também só posso agradecer a Deus! Só quem consegue romper com tais barreiras aprende o verdadeira significado de liberdade! :D1 :D1 :D1 :D1 :D1
Camila Rafiad
Forista
Forista

Data de registro: 07 Out 2013 20:22

Nova mensagempor Roderico Sharrukin em 19 Mar 2017 19:59

TODO Estado é ditatorial. A razão última da existência do Estado é o uso da violência de uma classe (atualmente a burguesia) contra outra (atualmente os explorados). O Estado é, em última instância, uma expressão do tipo de relações sociais desenvolvidas no âmbito da produção da vida humana. "Estado totalitário" é uma aberração inventada por autores da época da guerra fria prá tentar enfiar em um mesmo saco sistemas sociais que não tinham nada a ver uns com os outros. A análise do mundo real tem que partir do mundo real, e DELE tirar as categorias de análise, e não ao contrário, tirar as categorias da cabeça prá depois enfiar no mundo. Quem fez uma análise genial desse termo foi Domenico Losurdo, "Para uma crítica da categoria de totalitarismo", que a UNICAMP disponibiliza aqui: http://www.ifch.unicamp.br/criticamarxi ... osurdo.pdf
Particularmente eu enxergo as TJs muito mais com um sistema empresarial completo.
Roderico Sharrukin
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 21 Ago 2016 19:27

Retornar para Crenças, Doutrinas e História