Traje Social - Bíblico? Essencial? : Crenças, Doutrinas e História
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Traje Social - Bíblico? Essencial?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.

Traje Social - Bíblico? Essencial?

Nova mensagempor LEAthermoUTh em 10 Mai 2013 01:15

" Se você fosse convidado a comparecer à uma audiência com um juiz, você vestiria sua melhor roupa, em sinal de respeito, não?
Então, como acha que deveria se apresentar para Jeová?"

Clássico esse argumento. Eu usei muito. Mas, quando se pensa bem...

+ jesus tinha uma roupa específica para ir ao templo? Para pregar? fez exigências, e até repreendeu quem não se vestisse de tal maneira?? deixou alguma lei ou princípio escrito?

+ e os apóstolos? Falaram algo? E o Apost. Paulo?

+ na opinião de vocês, faz sentido desqualificar alguém pra fazer uma oração em público, apenas por não estar usando uma gravata?
"Quem manda no tempo é o céu.
Quem manda no céu é Deus.
Quem manda em Deus é o Homem."

Vanguart, Homem-deus.
LEAthermoUTh
Forista
Forista

Data de registro: 16 Jul 2012 21:53
Localidade: Paraná

Re: Traje Social - Bíblico? Essencial?

Nova mensagempor Pássaro em 10 Mai 2013 08:13

Em matéria de torre as explicações são toscas e abusrdas, como a do uso de barba e roupas sociais! Tudo no padrão americano de ser!
O barco da torre tá afundando?
Pássaro
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 07:45

Nova mensagempor erip em 10 Mai 2013 08:23

Todos nós quando nascemos , somos apresentados a Jeová , e de que maneira somos apresentados ??? simplesmente PELADOS

Talvez seja por isso que Adão não udava terno e nem Eva usava vestido. :conv8: :conv8: :conv8: :conv8:
As Tjs querem que as pessoas aceitem o estudo bíblico e façam tudo aquilo quem elas mesmas não fariam se caso a situação fosse inversa. E o pior disso tudo , é que as Tjs não aceitariam o estudo de outra religião porque não são permitidas a aceitar.
erip
Forista
Forista

Data de registro: 09 Out 2009 23:19

Nova mensagempor Mestre dos Magos em 10 Mai 2013 09:09

Mais um mandado de homens da ATV! :iergh7: :iergh7: :iergh7: :iergh7: :iergh7: :iergh7:
A repetição não transforma uma mentira numa verdade - Franklin Roosevelt Ex Presidente do EUA
Mestre dos Magos
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 21 Dez 2010 12:09

Nova mensagempor Bruce D. em 10 Mai 2013 10:33

Eis aí mais uma forma de controlar aspectos da vida de uma pessoa. Vestimenta! Dependendo do que você veste pode ser repreendido e até perder privilégios. Usa-se o texto de Paulo a Timóteo onde se diz que as mulheres deveriam se vestir com modéstia e bom juízo. - nada machista ele, ne? - Ai usa-se esse versículo para se estabelecer o que é ser modesto e mostrar bom juízo. Segundo a Bíblia? Não segundo as regras estabelecidas pela Torre.

E o pior que parafraseando o próprio apostolo Paulo - não trouxemos nada ao mundo e nem vamos levar nada embora (quando muito levaremos a roupa do corpo). E mais o apostolo Pedro não disse que o que importa é a pessoa secreta do coração? Então se o que importa é a pessoa que somos no intimo por que se preocupar tanto com o que vestimos ou deixamos de vestir?

Simplesmente não concordo com as colocações da Torre sobre as exigências absurdas do que vestir nos eventos chamados por ela de "teocráticos". :ruim7:
Quicksand Jesus - I Need You
Quicksand Jesus - I Believe You
Quicksand ... - I'm so far away (Skid Row)
Bruce D.
Forista
Forista

Data de registro: 05 Nov 2008 16:12
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor A Voz do Silêncio em 10 Mai 2013 12:34

Sou fascinado por assuntos sociológicos.

As Testemunhas de Jeová são uma sociedade quer queira quer não. Adentrar nela é se comprometer com todos os valores presentes em sua cultura. Isto acontece em qualquer sociedade, desde as grandes como uma nação ou uma sociedade pequena como uma família.

O problema amigos é a que a sociedade Testemunhas de Jeová é global, mas que apresenta apenas como MODELO pequenas frações de cultura exportada dos Estados Unidos da América. Não é para menos que apesar de você ver um japonês sendo japonês ele se veste em detalhes feito americano, ou então um africano pregando de paletó feito um americano. É o mesmo comportamento colonialista do final do século 19.

Cada país tem sua cultura, seus costumes, seus hábitos e suas particularidades. Em minha região por exemplo, usar roupa social ao ar livre é quase loucura graças ao Sol, agora imagine como os irmãos tem de se vestir durante Assembleias de temperatura de 38º de baixo de sombra? Sim, Paletó e Gravata. Aí de quem não se vestir assim... é tachado por alguns de "mendigo" ou que "não se veste a altura de Jeová".

A Sociedade Testemunhas de Jeová tem apenas Sentinela e Despertai como meios de comunicação visual, claro que existem suas outras publicações, mas em todo o caso são estes os meios pelos quais os membros desta sociedade terão um referencial do que é "moda aprovada por Deus" por meio da "Classe do Escravo Fiel e Discreto" da "Organização Dirigida Pelo Espírito Santo de Deus". Enfim, apesar de existirem as particularidades de cada região e cultura, o "modo aprovado" sempre será o que está sendo DITADO (talvez até sem maldade) por parte da Elite Tejoteana que ficam nos "Betéis" da vida.

Quero lembrar que a culpa não é necessariamente da Torre em si. Estes mecanismos funcionam para todas as sociedades ou será que ainda não paramos para pensar quem dita que tipo de roupa está ou não na moda? O ponto em questão é que a Torre apresenta apenas alguns aspectos e não revela a pluralidade de sua Nação.

Isto é triste, pois suprime a individualidade e... ninguém gosta de ter sua individualidade ferida.

Que vocês acham?
Não há nada oculto que não venha a ser descoberto.
A Voz do Silêncio
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 25 Abr 2013 10:32

Nova mensagempor LEAthermoUTh em 10 Mai 2013 15:27

Quem nunca ouviu aquela: ' está com dúvidas sobre como se vestir? Olhe os irmãos das publicações..."

Que lixo.
"Não pense, não ouse nem tentar ser diferente."
"Quem manda no tempo é o céu.
Quem manda no céu é Deus.
Quem manda em Deus é o Homem."

Vanguart, Homem-deus.
LEAthermoUTh
Forista
Forista

Data de registro: 16 Jul 2012 21:53
Localidade: Paraná

Nova mensagempor Opss, caí da torre! em 10 Mai 2013 15:48

Sempre pegaram no meu pé pelo meu cabelo (que nunca consegui deixar grande). O pessoal queria me fazer engolir que, segundo a bíblia, era desonroso não estar com aquele cabelo social ridículo que todo tj que se prese deve usar. Como nunca vi substância na explicação, nunca me conformei.
Hoje é quase um objetivo de vida deixar o cabelão.
Imagem
Opss, caí da torre!
Forista
Forista

Data de registro: 27 Ago 2011 04:03

Nova mensagempor OCoringa em 10 Mai 2013 16:35

Opss, caí da torre! escreveu:Sempre pegaram no meu pé pelo meu cabelo (que nunca consegui deixar grande). O pessoal queria me fazer engolir que, segundo a bíblia, era desonroso não estar com aquele cabelo social ridículo que todo tj que se prese deve usar. Como nunca vi substância na explicação, nunca me conformei.
Hoje é quase um objetivo de vida deixar o cabelão.

Também tinha esse problema. Sempre raspei o cabelo desde pequeno (odeio ter que pentear). Hoje em dia já desistiram de me convencer a usar aquele corte social, viram que não adianta.
Sua vez de falar com o morador Coringão !

Imagem
OCoringa
Forista
Forista

Data de registro: 25 Abr 2013 15:48
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor RAMONA em 10 Mai 2013 18:52

As regras impostas pela Torre vão muito além da forma de se vestir, já fui chamada na sala B por ter posto mais um brinco na orelha, usaram esse mesmo argumento que a mulher deve se vestir com modéstia e bom juízo e que seus adornos devem ser modestos........ e por aí vai essa ladainha! Como se meu caráter estivesse na minha orelha! :iergh7:
RAMONA
Forista
Forista

Data de registro: 15 Mar 2013 21:06

Nova mensagempor Debora em 10 Mai 2013 20:49

A torre mais uma vez parou no tempo. Vivemos em um país tropical e temos que nos adequar as regras americanas ?
Vejam na TV. São raras as pessoas que aparecem de terno e gravata. O único apresentador (entretenimento) a fazer isto, é o Silvio Santos.

Uma pergunta que não quer calar: DEUS LÊ O CORAÇÃO OU A VESTIMENTA DA PESSOA ?

As vezes alguns irmãos tj vão ao SR com uma gravata que parece ter sido tirada do fundo de um baú atolado de roupas para lavar. :soldier7:
Testemunhas de Jeová
O que será que elas não te contam?
http://www.pontosdefe.blogspot.com.br
Debora
Moderadora
Moderadora

Data de registro: 21 Dez 2010 10:07

Nova mensagempor Sfoc verdade em 07 Fev 2015 16:41

Debora escreveu:A torre mais uma vez parou no tempo. Vivemos em um país tropical e temos que nos adequar as regras americanas ?
Vejam na TV. São raras as pessoas que aparecem de terno e gravata. O único apresentador (entretenimento) a fazer isto, é o Silvio Santos.

Uma pergunta que não quer calar: DEUS LÊ O CORAÇÃO OU A VESTIMENTA DA PESSOA ?

As vezes alguns irmãos tj vão ao SR com uma gravata que parece ter sido tirada do fundo de um baú atolado de roupas para lavar. :soldier7:

POIS É Debora!
E dentre as regras "que vem e vai" da organização, não sei se sabem (procurei no forum - e não encontrei), por isso decidi trazer neste topico (que trata de similaridades), sobre uma carta enviada aos anciãos sobre o uso (opcional) de paletó em dias extremamente quentes ao fazer parte da tribuna - nas reuniões, em 2010.
Agora, recebemos uma nova carta com o tema: "Esclarecimentos adicionais sobre o uso de paletó em extremo calor"
Segue na integra:
ATCJASSOCIAÇÃO
DAS TESTEMUNHAS CRISTÃS DE JEOVÁ
C 29 de janeiro de 2015

A TODOS OS CORPOS DE ANCIÃOS

Ref. Esclarecimentos adicionais sobre o uso de paletó em extremo calor

Prezados Irmãos:

Escrevemos-lhes para prover maior esclarecimento referente ao uso de paletó nas reuniões congregacionais, assembleias e congressos,
quando o tempo estiver extremamente quente. — Vejam a carta aos corpos de anciãos de 14 de maio de 2010.
Se devido ao extremo calor o corpo de anciãos concluir que não é necessário usar paletó ao se cumprir designações da tribuna na congregação,
isso não significa que ninguém deva usar paletó. Pode ser que um ou outro sinta menos calor e deseje usar paletó ao fazer suas partes. :lol:
Nesse caso, basta que se dê um breve anúncio à congregação informando que o corpo de anciãos decidiu que em dias muito quentes os irmãos que farão suas partes talvez prefiram não usar paletó. Com isso pode ser que um use paletó e outro não.
Essa é uma decisão do corpo de anciãos, não dos superintendentes de circuito, que ao visitar as congregações devem se ajustar à decisão do corpo de anciãos.
O mesmo princípio se aplica às assembleias de circuito e aos congressos regionais, isto é, se o superintendente de circuito e o superintendente de assembleia ou o presidente do congresso e o superintendente do congresso concluírem que os oradores não precisarão usar paletó devido ao tempo estar extremamente quente,
é bom que a assistência saiba que talvez alguns oradores usem paletó e outros não.
O que é muito importante, uma vez tomada a decisão, é que todos a apoiem plenamente.
Isso significa que nenhum ancião ou superintendente de circuito deverá comentar com outros, anciãos e/ou membros da congregação, qual é a sua opinião a respeito, especialmente se a decisão não foi a de sua preferência.
— 1 Cor. 1:10-12. Assegurem-se de nosso amor cristão e votos das ricas bênçãos de Jeová sobre seus esforços de agradar-lhe. — Heb. 6:10.

Seus irmãos,

c: Superintendentes de circuito
Sfoc verdade
Forista
Forista

Data de registro: 16 Jan 2012 13:08

Nova mensagempor Estudante da Bíblia em 07 Fev 2015 17:20

Nunca pesquisei, mas será que a Torre impõe isso a congregações em países que culturalmente não se usam esses tipos de roupas em ocasiões formais? Seja na África, no Oriente Médio e até mesmo em tribos indígenas...

Eu já vi fotos nas publicações em que os irmãos (homens) na África usam os trajes típicos, semelhantes a vestidos no campo ou na assistência das reuniões. Mas será que os homens podem discursar na tribuna com esses trajes?

Imagem

Se bem que, realmente, há certas vestimentas que têm raízes religiosas que a Torre condenaria...
Imagem
10 fatos não aceitos pelas Testemunhas de Jeová
PDF da brochura disponível para download!
Estudante da Bíblia
Moderador
Moderador

Data de registro: 22 Jan 2009 01:12

Nova mensagempor Mexplica em 07 Fev 2015 18:13

Taí uma coisa que eu sempre questionei. Quando morei no Piauí, vi orador quase desmaiando em assembléias e congressos por ter de usar paletó num calor de mais de 45 graus. E porque a assistência tem que receber satisfação sobre a roupa de quem vai na tribuna? Isso é mais cultural do que bíblico, porque Jeová não vê a aparência. Porque eles se preocupam tanto com a aparência? Quanto mais estudo sobre as TJs, mas vejo que o EFD coa o mosquito e deixa passar o camelo.

Usar a melhor roupa na "presença de Jeová", tudo bem, mas se minha melhor roupa é uma calça jeans? E se minha melhor roupa é um terninho feminino e não uma saia e blusa? E porque mulher tem que usar saia? Ah, porque calça é roupa de homem e mulher não pode se vestir como homem...me poupe, faz anos luz que existem calças femininas e no tempo dos apóstolos eles usavam algo semelhante a vestido. Isso é uma coisa totalmente cultural, não é bíblico, e exigir, criar regras sobre o assunto é mandado de homens. Cuidar da modéstia e bom juizo é uma coisa, estilo é outra.

Eu sempre achei ridículo essa exigência de mulher usar saia. Daí chega nos congressos, vai subir naquelas arquibancadas e fica com tudo a mostra. Pior do que usar uma bela e confortável calça feminina.
O que é certo? O que é errado?

* O maior inimigo da verdade, é o medo de descobri-la. *
Mexplica
Forista
Forista

Data de registro: 04 Nov 2012 17:56

Nova mensagempor Kaarlo Luhtanen em 07 Fev 2015 18:39

Mexplica escreveu:Taí uma coisa que eu sempre questionei. Quando morei no Piauí, vi orador quase desmaiando em assembléias e congressos por ter de usar paletó num calor de mais de 45 graus. E porque a assistência tem que receber satisfação sobre a roupa de quem vai na tribuna? Isso é mais cultural do que bíblico, porque Jeová não vê a aparência. Porque eles se preocupam tanto com a aparência? Quanto mais estudo sobre as TJs, mas vejo que o EFD coa o mosquito e deixa passar o camelo.

Usar a melhor roupa na "presença de Jeová", tudo bem, mas se minha melhor roupa é uma calça jeans? E se minha melhor roupa é um terninho feminino e não uma saia e blusa? E porque mulher tem que usar saia? Ah, porque calça é roupa de homem e mulher não pode se vestir como homem...me poupe, faz anos luz que existem calças femininas e no tempo dos apóstolos eles usavam algo semelhante a vestido. Isso é uma coisa totalmente cultural, não é bíblico, e exigir, criar regras sobre o assunto é mandado de homens. Cuidar da modéstia e bom juizo é uma coisa, estilo é outra.

Eu sempre achei ridículo essa exigência de mulher usar saia. Daí chega nos congressos, vai subir naquelas arquibancadas e fica com tudo a mostra. Pior do que usar uma bela e confortável calça feminina.

Uma vez eu questionei esse negócio da saia, falei que uma mulher estava muito mais bem vestida de calça do que de saia, mas pra eles é como se a calça fosse fazer a mulher ficar mais sensual (já que as mulheres, diferentes dos homens, usam calças apertadas), aí isso pode fazer as partes intimas intimas ficarem bem destacadas (Tradução: vai fazer o bumbum, as coxas e a ppk ficarem bem visíveis), fazendo assim os irmãos (e até irmãs) tropeçarem.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mesmo assim não acho que ia ser lá essas coisas, com uma saia a pessoa mostra muito mais, e tem muitas irmãzinhas que vão de saia bem curtinha.

PS.: Eu prefiro mulher de saia ou vestido, acho lindo!
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista

Data de registro: 21 Mar 2014 22:04

Próximo

Retornar para Crenças, Doutrinas e História